Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos
Formação de Adultos | 27 Jul 2018
Encontro de formadores
O Departamento Arquidiocesano de Educação Cristã de Adultos (DECA) reuniu-se com formadores da Arquidiocese com o objetivo de apresentar os diferentes cursos, bem como dar a conhecer o programa dos mesmos, para o ano pastoral 2018/2019.

No passado dia 19 de julho, o Departamento Arquidiocesano de Educação Cristã de Adultos (DECA) reuniu-se com formadores da Arquidiocese com o objetivo de apresentar os diferentes cursos, bem como dar a conhecer o programa dos mesmos, para o ano pastoral 2018/2019, mostrando, desta forma, o esforço persistente e consciente que a Arquidiocese de Braga tem realizado na formação de agentes pastorais.

Após o jantar de confraternização, os formadores foram acolhidos pelo Assistente do DECA, Padre Rui Sousa, que brindou todos os presentes com duas dinâmicas vigorosas. A primeira foi ao encontro da relevância dos cristãos serem luz numa sociedade cada vez mais envolvida na escuridão, uma vez que a luz, num espaço escuro, é uma presença, uma revelação. A segunda dinâmica transmitiu a importância da Igreja ser um “só corpo” (1 Cor 12, 12-20), em que todos os membros têm um papel preponderante.

Ungidos por estas duas realidades, o encontro prosseguiu com a exposição da restruturação que foi realizada no Departamento, nomeadamente nos elementos que integram essa equipa.

Posteriormente, foi sublinhada a importância da formação contínua na vida dos agentes pastorais, pois esta permite não só recordar e aprofundar conteúdos já abordados, mas também aprender novas matérias que promovem o crescimento de uma personalidade cada vez mais crente e, consequentemente mais capaz de ser testemunho de vida cristã. Assim, o DECA irá promover, ao longo do ano pastoral 2018/2019, as seguintes ações de formação: o Curso Acreditar, o Curso de Iniciação, o Curso Geral e, uma novidade, o Curso de Sensibilização.

Depois de uma breve reflexão sobre o sistema de formação, o encontro terminou com um momento de oração, no qual foi pedida “a graça de ser”: ser caminho, ser luz, ser corpo, ser exemplo… ser novo.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

Maria de Nazaré Oliveira Dantas; coordenadora adjunta: Patrícia Maria Sangreman Dias Osório Gonçalves

Assistente

Pe. José Tiago Pereira Varanda