Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos
Formação de Adultos | 14 Jan 2020
Mais dois grupos de adultos empenhados na formação!
Concluíram-se, na passada semana, mais dois cursos de formação, na nossa Arquidiocese, realizados pelo Departamento Arquidiocesano de Educação Cristã de Adultos.

O Departamento Arquidiocesano de Educação Cristã de Adultos (DECA) segue a sua missão na formação dos agentes de pastoral da Arquidiocese de Braga, procurando sempre dar respostas céleres e assertivas a todas as solicitações que nos vão chegando. Por isso, é uma grande alegria, nesta última semana, termos concluídos mais dois cursos de formação - Acreditar e Sensibilização.

Na paróquia da Nossa Senhora da Conceição (Matriz da Póvoa de Varzim), decorreu desde do dia 29 de outubro de 2019 um curso ACREDITAR com 24 formandos, do arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim. Este curso foi orientado por uma formadora do Departamento - a Fátima Castro - que entusiasmou o grupo desde o primeiro momento.

Terminada a formação, fez-se a conclusão e entrega dos certificados durante a Eucaristia da paróquia, que acolheu o curso, no passado dia 9 de janeiro de 2020. Neste momento de encerramento, as Coordenadoras do Departamento estiveram presentes e encorajaram os formandos a perseverar no seu percurso formativo, para serem mais e melhores semeadores de esperança.

O Curso Acreditar é uma formação espiritual e doutrinal que visa o aprofundamento da fé, conduzindo à plenitude da vivência litúrgica, inserindo melhor cada formando/leigo na comunidade em que vive.

Já no domingo, dia 12 de janeiro de 2020, encerrou-se o curso de Sensibilização, na paróquia de Lousado, arciprestado de Vila Nova de Famalicão. Este curso que foi orientado pela formadora Rosa Machado, contou com a participação de 24 catequistas, muito interessados, oriundos desta paróquia e de Ribeirão.

No decorrer da Eucaristia o pároco elogiou o empenho destes catequistas e o trabalho que tem vindo a ser feito pelo DECA. Depois de entregues os certificados, o pároco, coordenadoras, que também estiveram presentes, e formandos rezaram, em uníssono, uma oração de Santa Teresa de Calcutá que relembra a consciência de que aquilo que temos para dar aos outros, vem sempre de Jesus, e que toda a nossa ação pastoral seja, não brilho próprio, mas sempre reflexo da Sua luz.

O Curso de Sensibilização é um curso que nos ajuda a descobrir a beleza da vocação e da missão a que se  é chamado. Dirige-se a catequistas que iniciam a sua missão ou que nunca tenham recebido formação catequética.

Palavras-Chave:
DECA  •  Acreditar  •  Sensibilização
Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

Maria de Nazaré Oliveira Dantas; coordenadora adjunta: Patrícia Maria Sangreman Dias Osório Gonçalves

Assistente

Pe. José Tiago Pereira Varanda

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui