Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos
Formação de Adultos | 16 Jul 2020
Convívio de final de ano
O convívio anual dos membros do Departamento ocorreu no dia 28 de junho. O programa incluía a subida do escadório do Bom Jesus do Monte e um piquenique no parque. Os membros juntaram-se, depois do período de confinamento, cumprindo as indicações da DGS e da Arquidiocese.

No passado dia 28 de junho, os membros do Departamento Arquidiocesano de Educação Cristã de Adultos reuniram-se para conviver e celebrar o ano pastoral que está prestes a terminar. Inicialmente planeado noutros moldes, o programa do dia teve de ser adaptado ao contexto de pandemia que vivenciamos sem deixar de assinalar este momento. Assim, escolhemos uma atividade ao ar livre, naquele que é um dos locais icónicos da cidade dos arcebispos – o Santuário de Bom Jesus do Monte.

A manhã começou com a descida pelo funicular, inaugurado no ano de 1882, que é um exemplar classificado como Imóvel de Interesse Público, marco da engenharia portuguesa do século XIX. Depois de uma pequena oração da manhã, iniciou-se a subida do escadório. À medida que íamos subindo, a explicação das fontes e capelas ficou ao encargo das Diretoras do Departamento – Nazaré e Patrícia. Depois de subidos 376 degraus (desde o pórtico até ao Escadório dos Sentidos) cada pessoa foi convidada a fazer a subida pelos Escadórios dos Sentidos e das Virtudes, individualmente, refletindo sobre cada uma das fontes, com um pequeno guião que foi entregue neste local. Entre as indicações no guião, os protagonistas da caminhada eram chamados a refletir acerca da sua ação pastoral a partir do que viam, ouviam, sentiam... Na fonte da visão, cada um foi convidado a refletir em que maneira é que as duas figuras bíblicas representadas lateralmente – Moisés e Jeremias – podem inspirar a nossa ação pastoral. Na da audição, ouvimos com atenção os sons à vossa volta, tentando sentir neles a presença de Deus. Na do olfato, cada um refletiu de que maneira é que a sua vida é o bom odor de Cristo. Na fonte do paladar, ao saborear um doce, recordámos como Deus é «bom» e como ser testemunha do Seu filho Jesus Cristo pode tornar a nossa vida mais doce. Na fonte do tato, contemplámos as nossas mãos para saber se estavam “calejadas” pelo nosso serviço pastoral. Depois, do Escadório dos Sentidos, a nossa caminhada prosseguiu através das Virtudes Teologais, de modo a fortalecer as competências necessárias para a nossa ação pastoral: a fé, a esperança e a caridade.

Finalmente, já no largo do Pelicano, a explicação fez-nos entender a figura de uma ave que rasga o peito para alimentar os filhos com o próprio sangue. Trata-se de um elemento simbólico que nos recorda a Eucaristia – o sacrifício de Cristo: Aquele que dá a própria carne, transformada em pão, para alimentar os demais.

Depois desta subida, os nossos pés levaram-nos até ao parque do Bom Jesus para aí descansar e desfrutar da companhia uns dos outros e de um belo almoço.

Nas conversas surgiram vários assuntos, inclusive o tema do momento – a pandemia da COVID-19. Mas, sobretudo, ficou a certeza de que todos estamos em sintonia e a cuidar para que no próximo ano pastoral o trabalho do nosso Departamento consiga chegar a todas as paróquias que o desejarem, procurando responder a todos os que nos procurem para aprofundar os conhecimentos necessário para a sua prática pastoral ou, simplesmente, refletirem acerca das razões da sua fé.

Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

Maria de Nazaré Oliveira Dantas; coordenadora adjunta: Patrícia Maria Sangreman Dias Osório Gonçalves

Assistente

Pe. José Tiago Pereira Varanda

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui