Família Solidária

Levítico 19, 1-2.17-18 | Salmo 102 | 1Cor 3, 16-23 | Mateus 5, 38-48

PALAVRA PARA HOJE

Amai os vossos inimigos

A primeira leitura, extraída do Levítico, une dois mandamentos: «Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo». Omitidos quinze versículos, surge outro mandamento: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor». Cada um destes mandamentos é aprofundado na segunda leitura e no evangelho. Ao «Sede santos» do Levítico, Paulo acrescenta: «sois templo de Deus»; e ao «Amarás o teu próximo», Jesus Cristo acrescenta: «Amai os vossos inimigos». Do Levítico a Paulo e a Jesus Cristo há um crescendo que nos une ao próprio Deus. Por isso, na eucaristia temos de ser capazes de responder ao (impossível!) mandamento que resume todos os outros: «sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito».

PERGUNTA DA SEMANA

Como o Pai celeste, quero ser perfeito no amor ilimitado?

Documentos para Download
Palavras-Chave: