Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Fafe
José António Ribeiro de Lima Carneiro | 16 Jan 2019
Faleceu o Cónego Fernando Monteiro
Missa de corpo presente em S. Bartolomeu do Rego, às 16h, desta quinta-feira

Faleceu o cónego Fernando Monteiro, de 73 anos, antigo ecónomo diocesano. Esta quinta-feira, às 11h00, é celebrada a Missa de Corpo Presente, na Sé. Às 16h00 celebra-se a Missa de Corpo Presente na igreja paroquial de São Bartolomeu do Rego, deste arciprestado de Fafe, sendo o falecido sacerdote sepultado no cemitério da paróquia.

Fernando Teixeira Alves Monteiro nasceu a 26 de fevereiro de 1945 e tinha sido ordenado padre a 15 de agosto de 1969.

O Arcebispo de Braga, em declarações, referiu que o cónego Fernando Monteiro “tinha um grande espírito empreendedor” e fez uma “aposta sincera nas novas tecnologias” no jornal «Diário do Minho».

“Um homem da vanguarda” que estava atento aos sinais dos tempos e que “buscava de forma permanente” novas formas de evangelização.

O falecimento do cónego Fernando Monteiro é como “um partir parte de mim mesmo”, frisou D. Jorge Ortiga.

Atento aos mais necessitados, o cónego Fernando Monteiro estava sempre preocupado com a “renovação da paróquia, através da inovação”.

“Ele foi dos primeiros a ter um centro social paroquial”, acentuou D. Jorge Ortiga.

O cónego Fernando Monteiro foi ecónomo da Arquidiocese e Seminários, gerente da Empresa do Diário do Minho, diretor da Oficina de São José, fundador do Projeto Homem e vigário episcopal da Ação Sociocaritativa, entre outras missões.

Arciprestado de Fafe