Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Fafe
Comunicado aos Cristãos de Fafe
A propósito de medidas relacionadas com o COVID-19

COmunicado

Em virtude da pandemia COVID-19, seguindo as orientações governamentais e eclesiais que nos chegaram, o clero do arciprestado de Fafe quer manifestar a todos a solicitude pastoral e a proximidade atenta e responsável. Não deixaremos de ser pastores do Povo de Deus neste momento de excepcional emergência. Não deixaremos de encontrar modos originais de ajudar todos e cada um de ajudar a viver esta hora. Não estamos dispensados de, em nossas casas, viver a Quaresma, celebrar a Semana Santa e saborear a Páscoa.

Os párocos que servem no arciprestado de Fafe querem informar o seguinte:

1.    Apelamos a todos que tomem muito a sério a pandemia em curso, observando os cuidados de higiene pessoal e evitando ao máximo a exposição pública. Devemos ter bem presente, como nos lembra D. Jorge Ortiga: “O dom da vida tem um valor inviolável. Temos o dever de a proteger, a nossa e a dos outros. É pecado grave atentar contra ela e, por isso, em momentos de epidemia, compete ao cristão sacrificar tudo para a defender. A festa da Páscoa, vitória da vida sobre a morte, é oportunidade para interiorizarmos os compromissos que daqui advêm.”

2.    Informamos que estão suspensas todas as celebrações eucarísticas comunitárias, com efeitos imediatos e até nova determinação, mantendo cada pároco, se assim o entender, a celebração da Santa Missa, mas sem a participação do Povo. Aconselhamos que assistam à transmissão da Missa dominical pela televisão e pela rádio, com todo o respeito e atenção, manifestando, assim, plena comunhão com a Igreja que celebra o memorial do Domingo e a sua «Páscoa semanal». No site da Santa Sé (www.news.va), podem acompanhar a transmissão da Missa diária do Papa e da sua Audiência às quartas-feiras, bem como a oração do Angelus todos os domingos. No facebook da Arquidiocese pode acompanhar a Eucaristia transmitida desde o Paço Arquiepiscopal, presidida por um dos nossos Bispos. No site www.paroquiadefafe.com colocaremos vários subsídios para a vivência espiritual.

3.    Informamos que no que diz respeito à celebração dos Sacramentos  do Batismo e Matrimónio, já agendados, veja-se da possibilidade de adiar para uma data mais conveniente. Não sendo possível, que sejam celebrados sem a Eucaristia, e que o número de presentes na celebração seja estritamente reduzido ao mínimo.

4.    Informamos que em relação aos funerais, segundo a nossa Arquidiocese, determina-se que os mesmos decorram segundo a modalidade “Celebração das Exéquias sem missa”, presente no Ritual das Exéquias, adaptando-se, naturalmente, às circunstâncias do lugar e na presença das pessoas mais próximas ao defunto, evitando-se também quaisquer gestos afetuosos de proximidade, no cumprimento das regras de distanciamento social e etiqueta respiratória. As Missas Exequiais podem ser celebradas após a superação desta fase crítica ou nas Eucaristias que o sacerdote celebrará em particular, sempre sem a assistência de pessoas.

5.    Informamos que todas as confissões agendadas nesta fase ficam adiadas.

6.    Informamos que fica cancelada a Visita Pascal. Cada família, no aconchego do seu lar, acolherá sugestões para a oração e encontrará modos festivos de celebrar este dia especial.

7.    Informamos que toda a catequese (crianças, adolescentes e adultos) está suspensa até orientações contrárias, bem como todas as iniciativas ou propostas a ela associada.

8.    Informamos que as visitas aos doentes e idosos fica adiada. Contudo, não os deixaremos sem a nossa proximidade e auxílio espiritual.

9.     Pedimos que as agendas dos Movimentos de Apostolado e Grupos Paroquiais e Equipas Arciprestais seja cancelada, adiada ou reduzida ao indispensável.

10. Lembramos que, mesmo estando encerrados os cartórios paroquiais, os párocos estarão sempre disponíveis via telefone ou e-mail.

Estamos certos da compreensão de todos. Pedimos ao fiéis a paciência na escuta e fortaleza na provação. Não devemos subestimar a gravidade da situação, nem cair em alarmismos desesperados. A responsabilidade de vencer esta pandemia é de todos e de cada um.

Que a oração seja a nossa força em tempo que continua a ser de Esperança.

Os Párocos de Fafe

Arciprestado de Fafe