Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Fafe
José António Ribeiro de Lima Carneiro | 16 Abr 2020
Padres de Fafe reuniram por videoconferência
Encontro serviu para partilha de vida e para abordar assuntos da vida das paróquias

Os párocos do arciprestado de Fafe reuniram por videoconferência para partilharem inquietações e dificuldades, alegrias e esperanças, quer da vida pessoal, quer da vida paroquial, nesta fase de pandemia.

Os sacerdotes que servem as 37 paróquias do arciprestado conversaram, na manhã desta quinta-feira, sobre diversos aspectos da vida presente e futura, concretamente algumas questões relacionadas com a dimensão da pastoral social, catequética e sacramental das paróquias neste tempo de confinamento.

Foi frisada a necessidade de se manter a presença possível junto das pessoas, respeitando todas as determinações de confinamento, mas também a necessidade da manter a “paciência das catacumbas”, neste momento tão inesperado que se vive.

Sem querer deixar de fora quem quer que seja, foi destacada a possibilidade de haver alguma catequese, mais pontual, com recurso a plataformas digitais (semelhantes às das escolas), assim como a utilização do contacto por telemóvel, email, whatsapp ou redes sociais para o lançamento de pequenos desafios semanais a partir dos próprios catecismos.

Não sendo possível a catequese presencial neste terceiro período, dado o confinamento geral, esta pode ser uma excelente ocasião para potenciar momentos de catequese, formação cristã e oração para a própria família, seja aproveitando o que já existe, seja esperando o que pode e, com certeza, ainda irá surgir das instâncias próprias.

Também se evidenciou a necessidade da partilha de talentos e de recursos, permitindo que não estejam todos a fazer tudo simultaneamente, e que tudo o que se faça, sobretudo no âmbito digital, se faça com a qualidade e a dignidade que se exige, mesmo em tempo de pandemia.

A reunião que demorou cerca de noventa minutos não terminou sem que ficasse o compromisso comum de se repetir a experiência.

Arciprestado de Fafe