24 novembro 2016

Catequistas e Pais de Famalicão interpelados a contemplar a Fé na Casa de Maria

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Encontro procurou ajudar os participantes a melhor se preparem para o tempo do Advento prestes a iniciar.

Na passada sexta-feira, dia 18 de Novembro, a Equipa Arciprestal de Catequese de Vila Nova de Famalicão promoveu um encontro de Recolecção destinado a todos os catequistas e também a todos os pais do Arciprestado, procurando proporcionar aos participantes um serão diferente com o objectivo de melhor os preparar e introduzir no tempo do Advento, o tempo litúrgico de preparação para o Natal, contemplando a Fé no Silêncio da Casa de Maria, tal como enfatiza a caminhada proposta pela Arquidiocese e pelo Arciprestado para este tempo litúrgico.

Esta iniciativa, subordinada ao tema “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38) e realizada no Seminário dos Missionários Combonianos, em Antas, a partir das 21h15, reuniu mais de uma centena de pessoas, entre catequistas e pais, provenientes de inúmeras paróquias do Arciprestado, que quiseram tomar parte de um momento privilegiado de oração, meditação, vivência e contemplação da Fé.

Deste modo, depois das boas-vindas a todos, deu-se início à exposição e adoração do Santíssimo Sacramento, presidida pelo P.e António Loureiro, Assistente da Equipa Arciprestal de Catequese. Enquanto louvavam Cristo presente e vivo no altar, os presentes foram convidados a rezar e a reflectir a partir da Palavra de Deus, mais concretamente a partir das passagens que nos relatam a Anunciação do Anjo e a Visitação de Maria à sua prima Isabel. Deste modo, cada um, enquanto cristão e educador na Fé, foi interpelado às atitudes próprias do Advento, como “a vigilância interior e a vivência de uma espera activa e plena de esperança, procurando a coragem e a conversão necessárias para preparar, como Maria, e na Casa de Maria, em silêncio contemplativo e confiado, a vinda de Jesus Menino, o Filho de Deus”. Este momento de oração salientou, assim, “a urgência de imitarmos as atitudes de Nossa Senhora que, apesar de todos os medos e dúvidas, aceitou ser a Mãe do Salvador, permanecendo firme na escuta e na oração, fiel no serviço a Deus e aos outros e profundamente feliz por crer e acolher com Fé a vontade do Senhor”.

Terminado o tempo de oração e encontro com Jesus Eucaristia, os presentes foram convidados a tomar parte de um pequeno convívio, que constituiu um novo momento de partilha e feliz confraternização entre todos.