Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 14 Jan 2017
Pastoral Familiar de Famalião promove Inquérito sobre a Família que Somos
Iniciativa surge na sequência da Exortação Apostólica "A Alegria do Amor" do Papa Francisco.

A Equipa da Pastoral Familiar Arciprestal de Vila Nova de Famalicão está a levar a cabo um inquérito acerca da Família.  Este inquérito surge na lógica dos desafios lançados pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica Amoris Laetitia (A Alegria do Amor). Na realidade, este inquérito parte da constatação da realidade de cada família que somos (“Como é e como está”) para se deixar questionar e iluminar pela Exortação Apostólica. Por outras palavras, depois do sínodo sobre a família e depois desta exortação do Santo Padre, “é importante precisar que continuidade dar, ou como concretizar a Exortação Apostólica, apontando quais as dificuldades e/ou constrangimentos da sua aplicação e descobrindo que caminhos propor. No fundo, importa perceber como trazer esta inquietação para as famílias e como colocá-las a refletir sobre a proposta cristã de família.”

Este inquérito “assume o desafio da Igreja em saída, sem medo de se misturar, de se sujar e sem medo de arriscar... Indo ao encontro de todos, sem esquecer as periferias existenciais, para curar as feridas, para suavizar... Usando a lógica do discípulo missionário da misericórdia, que observando a realidade, vê, discerne e age”.

Com este inquérito pretende-se “voltar a tratar da família a partir da Exortação. Colocar de novo o tema em cima da mesa! O que pensam os nossos cristãos? O que pensa o cidadão comum? O que pensam os não crentes? O que pensam os descrentes na Igreja!? O que pensam os “imparciais” ou os “indiferentes”?”

Assim, procurar-se-á também “desenvolver e promover iniciativas que levem a conhecer e ajudem a viver o ensinamento da Igreja sobre a família; superar a distância entre o que a Igreja anuncia e professa e a realidade concreta das situações reais da família, propondo e promovendo caminhos de conversão; desafiar a família a fazer pastoral familiar: considerar, simultaneamente, a família como sujeito e objeto da nova evangelização; fortalecer a concepção da família como «igreja doméstica» (cf. LG 11); sair do âmbito estrito da Igreja e promover a partilha e a reflexão nos mais variados lugares da sociedade; dar a conhecer a Exortação Apostólica Amoris Laetitia”.

Para se retomar e não esquecer o tema da família, pastoralmente, este inquérito foi distribuído por todos os párocos das paróquias do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, para que o mesmo seja distribuído pelas famílias, pelos grupos e movimentos de apostolado e ainda por outras pessoas, entidades ou instituições não ligadas à Igreja. Este inquérito estará também nas plataformas online, concretamente no blogue da Equipa Arciprestal da Família: www.pensarafamilia.blogspot.pt.

Petende-se que o inquérito seja respondido até ao fim de Março para depois ser trabalhado pela Equipa Arciprestal e os resultados sejam divulgados no dia Arciprestal da Família, dia 20 de Maio do presente ano.

Esta Equipa, desafiada pela Exortação, leva a cabo este inquérito, no intuito de “se pôr a caminho com toda a Igreja presente no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão e com todos os homens e mulheres de boa vontade que sintam o mesmo apelo e a mesma inquietação sobre a FAMÍLIA que somos e para onde queremos ir e, em conjunto, aprendermos a ouvir os outros, a sentir e a refletir sobre as alegrias e as dores de todos”.

Todos estão, por isso, convidados a responder ao inquérito.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão