Arquidiocese

Fátima: O dia em que o sol bailou. Bilhetes à venda.
(+info)

Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 16 Mar 2017
Acólitos de Famalicão chamados ao compromisso com Jesus
Encontro proporcionou aos participantes um dia de formação, celebração e contemplação da Fé, em ambiente de alegre confraternização.
PARTILHAR IMPRIMIR

Foi no passado sábado, dia 11 de Março, que se realizou o Dia Arciprestal do Acólito, um encontro destinado aos acólitos de todas as comunidades paroquiais do Arciprestado de Vila Nova Famalicão, que desafiou os participantes a “comprometerem-se com Jesus, à semelhança de Maria”.

Desta feita, e tal como aconteceu nos anos anteriores, esta iniciativa teve lugar no Instituto Nun’Alvres (INA), também conhecido como Colégio das Caldinhas, em Areias, tendo contado com a participação de cerca de 50 acólitos, provenientes de inúmeras paróquias do Arciprestado.

Em ano pastoral dedicado pela Arquidiocese de Braga à temática da “Fé Contemplada”, este dia de formação, oração e convívio, organizado pela Pastoral Litúrgica e dos Sacramentos do Arciprestado de Famalicão, na pessoa do seu Delegado, o P.e Nuno Castro, em conjunto com um grupo de acólitos coordenadores provenientes de algumas paróquias, teve como tema, precisamente, a frase retirada do Evangelho de S. Lucas que evoca as palavras escutadas por Maria da boca da sua prima Isabel, “Feliz de ti que acreditaste”.

Assim, o encontro iniciou por volta das 9h30, com um momento de acolhimento, em que os acólitos foram convidados a pintar e a embelezar, com as próprias mãos, o cartaz deste dia, onde constava uma imagem de Nossa Senhora.

A manhã prosseguiu com os participantes a assistirem a diferentes filmes, adaptados às diferentes idades, que convidaram depois à reflexão e à realização de algumas actividades. Depois do almoço partilhado, às 12h30, que possibilitou um momento de maior convívio e descontracção, a partir das 14h00 foram realizados vários jogos e dinâmicas, como, por exemplo, um peddy paper sobre as Obras de Misericórdia, que obrigaram a desenvolver a comunhão e a partilha entre todos, proporcionando momentos de particular alegria e divertimento, ajudando ainda os participantes a reflectir sobre a missão a que foram chamados por Jesus.

A celebração da Eucaristia teve lugar às 16h00, presidida, desta feita, pelo P.e Nuno Vilas Boas. Durante a homilia o presidente da celebração desafiou os acólitos “para aprenderem o valor da escuta e da oração no exercício do seu ministério”, acrescentando que devem ”sempre vestir a camisola do serviço e do compromisso”, pois “com Maria aprendemos o valor da obediência a Jesus em cada dia”.

Ainda no decorrer da celebração, os acólitos puderam firmar o seu compromisso com Jesus e com a Igreja, através de um gesto em que depositaram os seus crachás do encontro junto do cartaz com a imagem de Maria, colocado ao pé do altar.

Terminada a Eucaristia, por volta das 17h00, seguiu-se um novo momento de confraternização, o lanche, enriquecido por um grande bolo preparado para o efeito, que encerrou este dia de formação e alegre partilha.

PARTILHAR IMPRIMIR
Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Contactos