Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Arciprestado de V. N. Famalicão | 3 Mai 2017
Por Maria até Jesus
(Para ajudar a melhor rezar e viver este ano pastoral).

Ditoso o ventre que te trouxe e os seios a que foste

amamentado!”

(Lucas 11, 27)

“Através de tais palavras lampejou no meio da multidão, ao menos por um instante, o evangelho da infância de Jesus. É o evangelho em que Maria está presente como a mãe que concebe Jesus no seu seio, o dá à luz e maternamente o amamenta: a mãe-nutriz, a que alude aquela mulher do povo. Graças a esta maternidade, Jesus Filho do Altíssimo (cf. Lc 1, 32) é um verdadeiro filho do homem. É «carne», como todos os homens. É «o Verbo (que) se fez carne» (cf. Jo 1, 14). É carne e sangue de Maria!

Mas, às palavras abençoantes proferidas por aquela mulher em relação à sua genetriz segundo a carne, Jesus responde de modo significativo: «Ditosos antes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática» (Lc 11, 28). Ele quer desviar a atenção da maternidade entendida só como um vínculo do sangue, para a orientar no sentido daqueles vínculos misteriosos do espírito, que se formam com o prestar ouvidos e com a observância da palavra de Deus.”

(S. João Paulo II, A Mãe do Redentor, 20)

Maria,

Ditosa entre todas as mulheres,

Ensina-nos a escuta amorosa e a observância fiel da Palavra de Deus

Para, como tu, nos revestirmos da alegria sem igual da Páscoa de Jesus!

Ave-Maria, cheia de graça,
O Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
Rogai por nós, pecadores,
Agora e na hora da nossa morte.

Amém.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão