Arquidiocese

Fórum Vocacional
Inscrições abertas
(+info)

Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 30 Jun 2017
Sacerdotes de Famalicão reunidos para celebrar os 150 anos dos Combonianos
Encontro contou com a presença de D. Nuno Almeida.
PARTILHAR IMPRIMIR

A propósito da comemoração dos 150 anos da Fundação dos Missionários Combonianos, os sacerdotes do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão participaram num encontro, na manhã do passado dia 23 de Junho, que aconteceu, precisamente, no Seminário desta congregação situado no Arciprestado, na paróquia de Antas.

Contando com a presença do Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, e com cerca de 35 sacerdotes, o encontro iniciou com uma palestra subordinada ao tema “Como evangelizar hoje?”. D. Nuno começou por destacar que “o anúncio de Jesus Cristo não pode ser imposto, devendo antes ser proferido na liberdade”, pois, como acrescentou, “para a Palavra dar fruto é preciso semear com amor”.  O prelado afirmou ainda que “a fé não é uma doutrina, mas um estilo de vida enraizado em Cristo, como é visível no testemunho de vida dos santos”.  Logo, e conforme concluiu, “a evangelização é tarefa da Igreja-Presença, que se orienta pelas atitudes do acolhimento e do diálogo”.  Por isso, “o missionário tem que ser o Jesus dos nossos tempos e ir ao encontro de cada pessoa”. 

A palestra terminou com um tempo de abertura ao diálogo e à partilha, com alguns dos presentes a deixarem o seu testemunho, afirmando que “sentem a missão da evangelização como essência da sua vida, tal como aconteceu com Daniel Comboni, fundador dos Combonianos”.

Depois da palestra, seguiu-se a celebração da Eucaristia na Capela do Seminário, presidida por D. Nuno Almeida. O encontro terminou com o almoço, proporcionando um momento de confraternização entre todos os presentes. 

PARTILHAR IMPRIMIR
Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Contactos