Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 4 Jul 2017
Peregrinação Arciprestal à Nossa Senhora do Carmo
Em Ano Mariano, esta peregrinação inicia na Igreja Nova Matriz de Famalicão e envolve todas as paróquias do Arciprestado.

No dia 16 de Julho, domingo, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora do Carmo, realiza-se a tradicional Peregrinação Arciprestal ao seu Santuário, na paróquia de Lemenhe, sendo esta a única Peregrinação de cariz Arciprestal que decorre no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

Em pleno Ano Mariano, esta peregrinação assume contornos e dimensões diferentes do habitual, iniciando na cidade de Famalicão, na Igreja Nova Matriz, e envolvendo todas as paróquias do Arciprestado, estando a concentração marcada para as 8h00. As comunidades paroquiais devem fazer-se representar através do transporte de bandeiras de Nossa Senhora, alusivas a Confrarias, entre outras. A peregrinação inicia às 8h30, com a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo a ser levada até ao seu Santuário, de onde saiu, precisamente há um ano atrás, tendo percorrido desde então todas as comunidades paroquiais do Arciprestado famalicense, naquela que foi uma iniciativa que pretendeu ajudar a viver de forma mais intensa e profunda o ano pastoral.

Depois da chegada ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo, será celebrada a Eucaristia, às 11h00, presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.

De salientar que, neste mesmo dia, o Clero do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, congregado nesta peregrinação, prestará homenagem a todos aqueles que este ano celebram as suas bodas sacerdotais, isto é, a todos os sacerdotes que este ano completam 25, 50 e 60 anos da sua ordenação.

Assim sendo, o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão lança o convite a todos os cristãos para que tomem parte desta peregrinação, lembrando que “aqueles que peregrinam com Maria, a Senhora da Alegria, caminham com ela até Jesus, contemplando com Fé as infinitas graças recebidas por quem, à sua semelhança e à semelhança do seu filho, se coloca ao serviço e se oferece com amor a todos os irmãos”!

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão