Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 29 Jul 2017
Clero de Famalicão viveu dia de passeio e confraternização
Sacerdotes contaram com a companhia de D. Nuno Almeida.

Dando continuidade a uma actividade já com alguma tradição, decorreu na última quinta-feira, dia 20 de Julho, o passeio anual do Clero do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão. Este encontro, que marca o final de mais um ano pastoral, isto é, o final de tempos de esforço, dedicação e entrega a tão diferentes iniciativas arciprestais e paroquiais, contou com a presença de D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga, que quis acompanhar os dezanove sacerdotes e os dois diáconos participantes, que tiveram oportunidade de viver um dia diferente, de convívio e confraternização, realizando, desta feita, uma visita pelas cidades de Ílhavo e Aveiro.

Assim, do mesmo modo que Jesus, no regresso dos discípulos enviados em missão, se quis retirar com eles para descansarem, conforme atesta o Evangelho, também os sacerdotes dedicaram este dia ao descanso físico e mental e ao fortalecimento dos laços de companheirismo que os unem.

No início do passeio, D. Nuno, num registo de muita proximidade e familiaridade, “saudando a todos com muita amizade”, salientou que “ao participarem neste convívio que conclui o ano pastoral, este não se tratava de um dia para realizar muitas actividades, mas para viver e contemplar, ou seja, sobretudo para ‘con-viver’”! O prelado acrescentou que “passamos este dia juntos para crescermos na fraternidade. Não há nada de mais belo e precioso do que viver unidos com Jesus entre nós!”

Confiando também a Maria a viagem e o dia, o Bispo Auxiliar enfatizou que “o êxito deste convívio não está dependente do tempo (mais calor, ou menos calor), da paisagem exterior, dos imprevistos…, mas da comunhão e amizade que construímos a cada instante, a partir dos nossos gestos e palavras”.

Quanto ao roteiro do dia, a manhã foi passada em Ílhavo, onde depois de uma visita pela cidade, os sacerdotes retemperaram forças no almoço.

Da parte da tarde o grupo passeou pela cidade de Aveiro, não faltando o passeio de barco pela Ria. Visitaram ainda o Centro histórico e seus canais, o Museu da Confeitaria dos Ovos Moles e o Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo.

A tarde terminou com um jantar em leça da Palmeira. No final da refeição, D. Nuno Almeida endereçou cumprimentos a todos também em nome do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga. O Arcipreste de Vila Nova de Famalicão, o P.e Armindo Paulo Freitas, desejou umas boas férias a todos.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão