Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 9 Nov 2017
Arquidiocese de Braga celebra a Semana de Oração pelos Seminários no Arciprestado de Famalicão
Iniciativa assinala-se entre os dias 12 e 19 de Novembro.

O Arciprestado de Vila Nova de Famalicão é aquele em que este ano a Arquidiocese de Braga centraliza as celebrações da Semana de Oração pelos Seminários. Esta semana, que a Igreja de Portugal vive e assinala entre os dias 12 e 19 de Novembro, tem como tema “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2, 5), inspirado na passagem das Bodas de Caná, numa alusão clara a Maria, Mãe de todas as Vocações, neste ano em que se assinala o centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Assim, ao longo destes dias, todos os cristãos são particularmente convidados a intensificar a sua oração pelos seminários, numa atitude comprometida e orante, na certeza de que “no nosso tempo os seminários representam um sinal da esperança para a Igreja e para o mundo porque aqueles que neles se formam em ordem ao ministério sacerdotal serão expressão da presença de Jesus Cristo, o esposo sempre fiel que também hoje quer encher de misericórdia e alegria a humanidade que não desistiu de amar”, tal como consta na mensagem que D. António Augusto Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, escreveu para esta semana.

Nós, cristãos do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, somos convidados a rezar especialmente pelos Seminários da nossa Arquidiocese de Braga, isto é, pelos seus seminaristas, mas também pelos seus formadores e por todos os que ali trabalham e colaboram, conscientes de que “o seminário é lugar indispensável para a formação dos futuros pastores da Igreja”.

Para melhor vivermos e celebrarmos esta semana, realiza-se uma Vigília de Oração pelos Seminários, no dia 17, sexta-feira, às 21h15, na Igreja de S. Paulo, em Braga. Também em Famalicão se realiza esta Vigília de Oração, mas uma semana depois, no dia 24, às 21h15, na Igreja Antiga Matriz, na qual todos estamos convidados a participar.

Esta semana assinala-se também através da presença dos Seminários Arquidiocesanos nas diferentes paróquias do Arciprestado de Famalicão, nos fins-de-semana de 11 e 12 e de 18 e 19 de Novembro. Esta presença concretiza-se através da visita às Catequeses da Adolescência, encontro com Grupos de Jovens, Catequistas e outros agentes de pastoral, assim como a colaboração nas Eucaristias dominicais.

De salientar ainda que esta tónica vocacional e esta dinâmica de colaboração e participação dos Seminários não se limita apenas a esta semana, estando previstas várias iniciativas ao longo de todo o ano pastoral no Arciprestado famalicense.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão