Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
1 Sacerdote = 1 Livro
Livros para o Seminário Menor de Pemba
  © Pe. Jorge Vilaça | Montepuez, Diocese de Pemba, Moçambique

A Arquidiocese de Braga tem uma cooperação missionária com a Diocese de Pemba, em Moçambique, que se concretiza no projeto Salama!. Para além da equipa missionária que anualmente assume a Paróquia de Santa Cecília de Ocua, o protocolo inclui outras ligações que ponham em comunhão as duas dioceses irmãs. O bispo de Pemba, D. Luiz Fernando Lisboa, desde o início que refere a sua vontade de que haja ligação entre os sacerdotes e os seminaristas de ambas as dioceses.

No contexto de Moçambique em geral, e da Diocese de Pemba em particular, o acesso a literatura em português não é muito fácil, o que dificulta os hábitos e a diversificação das fontes de leitura.

Neste sentido, na Semana de Oração pelos Seminários, que decorre de 1 a 8 de novembro de 2020, o CMAB vem propor que cada sacerdote da Arquidiocese de Braga ofereça, pelo menos, um livro da sua biblioteca pessoal para o Seminário Menor e para um sacerdote da Diocese de Pemba.

Sugerimos livros de:

- literatura de espiritualidade

- literatura devocional

- estudos bíblicos recentes

- dicionários de latim

- documentos do Concílio Vaticano II

- biografias de santos

- comentários homiléticos

- atlas bíblicos

- bioética

- enciclopédias religiosas

- história da Igreja- direito canónico

- pastoral litúrgica (ex. história dos sacramentos, ...)

- sagrada escritura

Também tem interesse livros de:

- literatura universal

- literatura clássica

- literatura portuguesa

Não tem interesse, tendo em conta que é para o contexto de Moçambique, livros de:

- literatura muito antiga, que não tenha interesse do ponto de vista de estudo;

- literatura específica do contexto português.

Pedimos que os sacerdotes nos façam chegar os livros aos Serviços Centrais da Arquidiocese até ao dia 15 de novembro 2020.

Seguimos unidos na Oração pelos Seminários das dioceses irmãs.

Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui