Arquidiocese

Subsídios Semeadores de Esperança (2018/2019)
[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Lema Episcopal: Illum oportet crescere me autem minui
D. Francisco Senra Coelho
  © DACS

D. Francisco Senra Coelho nasceu a 12 de Março de 1961, em Maputo, Moçambique. Após frequentar o Colégio Dom Bosco, na então cidade de Lourenço Marques, concluiu o 5º ano no Liceu Nacional de Barcelos e o 7º ano no Liceu Sá de Miranda, em Braga. Simultaneamente, frequentou o  5º, 6º e 7º ano no Seminário Conciliar de Braga.

Ingressou no Seminário Maior de Évora, em 1980, onde concluiu o Curso Superior de Teologia e foi ordenado Presbítero da Arquidiocese de Évora, no dia 29 de Junho de 1986, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, da mesma cidade.

A ordenação episcopal decorreu a 29 de Junho de 2014 na Sé de Évora e foi presidida pelo arcebispo D. José Francisco Sanches Alves. Teve como co-ordenantes os arcebispos D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga e D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia. Escolheu como lema episcopal “Illum oportet crescere me autem minui” (Para que Ele cresça e eu diminua) (Jo 3, 30).

Armas de fé

Escudo de azul, cristograma de ouro acompanhado pelos símbolos Alfa e Omega do mesmo metal; em chefe, duas estrelas marianas de prata; em ponta, barca de prata com duas faixas enxaquetadas de ouro e púrpura. Escudo assente sobre uma cruz episcopal de ouro e, sobre o escudo, chapéu de Bispo, cordões e seis borlas (1, 2 e 3) por lado, de verde. Listel de prata com a divisa em negro: QUE ELE CRESÇA E EU DIMINUA (Jo 3, 30).

O cristograma, ou qui-rô, representa Jesus Cristo e a barca a Igreja. As duas faixas enxaquetadas de ouro e púrpura são uma alusão à armas da família Coelho. As duas estrelas aludem à presença de Maria na vida do seu filho Jesus conforme o Evangelho segundo S. João presente nas Bodas de Canãa e junto à Cruz, do princípio ao fim da sua vida pública, no momento da alegria e na prova da cruz. 

Percurso Académico

De 1988 a 1991, concluiu, no Pontifício Ateneu Antoniano (Roma), o Bacharelato Canónico em Filosofia. Na Pontifícia Universidade Salesiana - Faculdade de Teologia - completou o Bacharelato Canónico em Teologia, e na Pontifícia Universidade Gregoriana - Faculdade de História Eclesiástica - a Licenciatura Canónica em História Eclesiástica. Na mesma Faculdade inscreveu-se, no ano 1990-1991, no 3º ciclo de Doutoramento e fez o Curriculum ad Lauream.

Em 1991, foi nomeado docente de História da Igreja (Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea), Patrologia, História das Religiões e História da Igreja em Portugal, no Instituto Superior de Teologia de Évora, Escola Teológica da Província Eclesiástica do Sul.

No ano de 2001, passou a Professor Ordinário do referido Instituto, sendo docente de História da Igreja (Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea) e História da Igreja em Portugal.
No ano lectivo 2004-2005, inscreveu-se no Curso de História (Doctorate Degree Program) na Phöenix International University. No ano lectivo 2007-2008 iniciou as provas de Doutoramento onde, como bolseiro da Charities for Portugal Fundation, obteve o grau de Doutor em História, em Janeiro de 2008.

É Membro da Sociedade Científica e do Centro de Estudo de História Religiosa.

Acção Pastoral

  • Director e Editor do Boletim Igreja Eborense, Vida e Cultura da Arquidiocese de Évora
  • Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Évora
  • Fundador e presidente da IPSS Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Fátima
  • Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Consolação, Arraiolos
  • Pároco de São Manços, Évora
  • Director Espiritual Diocesano do Movimento dos Cursos de Cristandade e Membro do seu Secretariado Nacional
  • Assistente Espiritual do Movimento da Mensagem de Fátima, na Arquidiocese de Évora e membros da Assembleia Nacional deste mesmo Movimento
  • Assistente Nacional da Associação dos Missionários de Cristo Sacerdote
  • Capelão da Magistral Ordem de Malta
  • Capelão da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

Publicações

Para além de inúmeros artigos, publicados com regularidade nos jornais Diário do Minho – Caderno Cultural, Diário do Sul e A Defesa e na revista internacional Família Cristã, publicou ainda:

  • Concilio, Diocese e Evangelização, Entrevista com D. Maurilio de Gouveia, Arcebispo de Évora, Ed. Paulus, 2005;
  • Pelos Caminhos de Jesus, Ed. Paulus, 2006;
  • Congressos Eucarísticos, Ed. Paulus, 2008;
  • Os Jubileus na História da Igreja, Ed. Paulus, 2008;
  • Os Doze Apóstolos e os Primeiros Discípulos de Jesus, Textos apresentados em forma de entrevista com Bento XVI, Ed. Paulus, 2008;
  • Rezar com as Bem-Aventuranças, Ed. Paulus, 2009;
  • Pio XII e os Judeus durante a II Guerra Mundial, Ed. Paulus, 2009;
  • “O Sacerdócio Ministerial ao longo da História”, in Sacerdotes em Cristo, Ed. Paulus
  • Dom Augusto Eduardo Nunes, Professor de Coimbra e Arcebispo de Évora, com base na Tese de Doutoramento, Ed. Paulus, 2010;
  • Vinde Amor, Ardente, Os Sete Dons do Espírito Santo, Ed. Paulus, 2010.
PARTILHAR IMPRIMIR
Bispo Auxiliar
Síntese
Nascimento

12 de Março de 1961,
Maputo - Moçambique

Ordenação Presbiteral

29 de Junho de 1986

Nomeação Episcopal

29 de Junho de 1986

Ordenação Episcopal

29 de Junho de 2014

Nomeações

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga

Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190