Arquidiocese

XXIX Jornadas Teológicas
(+info)

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Lema Episcopal: Illum oportet crescere me autem minui
D. Francisco Senra Coelho
  © DACS

D. Francisco Senra Coelho nasceu a 12 de Março de 1961, em Maputo, Moçambique. Após frequentar o Colégio Dom Bosco, na então cidade de Lourenço Marques, concluiu o 5º ano no Liceu Nacional de Barcelos e o 7º ano no Liceu Sá de Miranda, em Braga. Simultaneamente, frequentou o  5º, 6º e 7º ano no Seminário Conciliar de Braga.

Ingressou no Seminário Maior de Évora, em 1980, onde concluiu o Curso Superior de Teologia e foi ordenado Presbítero da Arquidiocese de Évora, no dia 29 de Junho de 1986, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, da mesma cidade.

A ordenação episcopal decorreu a 29 de Junho de 2014 na Sé de Évora e foi presidida pelo arcebispo D. José Francisco Sanches Alves. Teve como co-ordenantes os arcebispos D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga e D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia. Escolheu como lema episcopal “Illum oportet crescere me autem minui” (Para que Ele cresça e eu diminua) (Jo 3, 30).

Armas de fé

Escudo de azul, cristograma de ouro acompanhado pelos símbolos Alfa e Omega do mesmo metal; em chefe, duas estrelas marianas de prata; em ponta, barca de prata com duas faixas enxaquetadas de ouro e púrpura. Escudo assente sobre uma cruz episcopal de ouro e, sobre o escudo, chapéu de Bispo, cordões e seis borlas (1, 2 e 3) por lado, de verde. Listel de prata com a divisa em negro: QUE ELE CRESÇA E EU DIMINUA (Jo 3, 30).

O cristograma, ou qui-rô, representa Jesus Cristo e a barca a Igreja. As duas faixas enxaquetadas de ouro e púrpura são uma alusão à armas da família Coelho. As duas estrelas aludem à presença de Maria na vida do seu filho Jesus conforme o Evangelho segundo S. João presente nas Bodas de Canãa e junto à Cruz, do princípio ao fim da sua vida pública, no momento da alegria e na prova da cruz. 

Percurso Académico

De 1988 a 1991, concluiu, no Pontifício Ateneu Antoniano (Roma), o Bacharelato Canónico em Filosofia. Na Pontifícia Universidade Salesiana - Faculdade de Teologia - completou o Bacharelato Canónico em Teologia, e na Pontifícia Universidade Gregoriana - Faculdade de História Eclesiástica - a Licenciatura Canónica em História Eclesiástica. Na mesma Faculdade inscreveu-se, no ano 1990-1991, no 3º ciclo de Doutoramento e fez o Curriculum ad Lauream.

Em 1991, foi nomeado docente de História da Igreja (Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea), Patrologia, História das Religiões e História da Igreja em Portugal, no Instituto Superior de Teologia de Évora, Escola Teológica da Província Eclesiástica do Sul.

No ano de 2001, passou a Professor Ordinário do referido Instituto, sendo docente de História da Igreja (Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea) e História da Igreja em Portugal.
No ano lectivo 2004-2005, inscreveu-se no Curso de História (Doctorate Degree Program) na Phöenix International University. No ano lectivo 2007-2008 iniciou as provas de Doutoramento onde, como bolseiro da Charities for Portugal Fundation, obteve o grau de Doutor em História, em Janeiro de 2008.

É Membro da Sociedade Científica e do Centro de Estudo de História Religiosa.

Acção Pastoral

  • Director e Editor do Boletim Igreja Eborense, Vida e Cultura da Arquidiocese de Évora
  • Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Évora
  • Fundador e presidente da IPSS Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Fátima
  • Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Consolação, Arraiolos
  • Pároco de São Manços, Évora
  • Director Espiritual Diocesano do Movimento dos Cursos de Cristandade e Membro do seu Secretariado Nacional
  • Assistente Espiritual do Movimento da Mensagem de Fátima, na Arquidiocese de Évora e membros da Assembleia Nacional deste mesmo Movimento
  • Assistente Nacional da Associação dos Missionários de Cristo Sacerdote
  • Capelão da Magistral Ordem de Malta
  • Capelão da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

Publicações

Para além de inúmeros artigos, publicados com regularidade nos jornais Diário do Minho – Caderno Cultural, Diário do Sul e A Defesa e na revista internacional Família Cristã, publicou ainda:

  • Concilio, Diocese e Evangelização, Entrevista com D. Maurilio de Gouveia, Arcebispo de Évora, Ed. Paulus, 2005;
  • Pelos Caminhos de Jesus, Ed. Paulus, 2006;
  • Congressos Eucarísticos, Ed. Paulus, 2008;
  • Os Jubileus na História da Igreja, Ed. Paulus, 2008;
  • Os Doze Apóstolos e os Primeiros Discípulos de Jesus, Textos apresentados em forma de entrevista com Bento XVI, Ed. Paulus, 2008;
  • Rezar com as Bem-Aventuranças, Ed. Paulus, 2009;
  • Pio XII e os Judeus durante a II Guerra Mundial, Ed. Paulus, 2009;
  • “O Sacerdócio Ministerial ao longo da História”, in Sacerdotes em Cristo, Ed. Paulus
  • Dom Augusto Eduardo Nunes, Professor de Coimbra e Arcebispo de Évora, com base na Tese de Doutoramento, Ed. Paulus, 2010;
  • Vinde Amor, Ardente, Os Sete Dons do Espírito Santo, Ed. Paulus, 2010.
PARTILHAR IMPRIMIR
Bispo Auxiliar
Síntese
Nascimento

12 de Março de 1961,
Maputo - Moçambique

Ordenação Presbiteral

29 de Junho de 1986

Ordenação Episcopal

29 de Junho de 2014

Nomeações

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga

Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190