Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Pe. Jorge Vilaça | 20 Set 2018
Quem cala (nem sempre) consente
Artigo de opinião do Pe. Jorge Vilaça na edição de 20 de Setembro de 2018 do Igreja Viva.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

1. “Quando me deram a notícia da morte da minha esposa senti que o mundo me caiu em cima; apesar disso, à medida que o tempo passa, vejo as coisas de outra maneira. Contudo há momentos e dias em que penso que é melhor não levantar-me da cama; assim é a vida e há que enfrentá-la como ela é. Há momentos em que penso que a vida não é justa e zango-me com ela e comigo mesmo. Vejo a face obscura da realidade da vida e pergunto-me: porquê a mim? porquê agora? E estas perguntas magoam-me…”

2. As perguntas magoam. Sobretudo quando não temos a quem dirigir a pergunta ou que nos escute a história. Quando as perguntas magoam estamos de luto, esse processo natural e universal diante de uma perda. Perdas às vezes ancoradas por medicamentos, tantas vezes silenciadas por frases feitas de pessoas cheias de boas intenções: “sei o que isso é” (não sabes!); “tens de ter força!” (não tenho!); “pensa noutra coisa” (não penso!); “tens de andar em frente” (não consigo!); “está no céu” (mas eu estou aqui!). Sim, precisamos de viver o luto, de nos desarranjarmos por dentro. Luto pelos que morrem; luto pelos que, continuando vivos, partem da nossa vida; lutos antes do tempo da partida; lutos prolongados e lutos bem ritmados; lutos que viram doenças e lutos que geram oportunidades; lutos que põem em causa a fé e lutos que redobram a confiança em Deus; lutos pela pátria que deixamos e luto pela saúde que perdemos; luto pelo divórcio ou luto por um filho perdido; luto pela traição, pela falta de emprego e de sentido; luto pela imagem perdida ou pelo animal de estimação que morreu; luto pela fé que sentimos ter perdido. No fundo, há sempre um luto a morar em nós. E perder é verbo de difícil conjugação. 

3. A palavra “luto” vem de lugere, que quer dizer “chorar”, e expressa a dor natural pela perda de algo ou de alguém. É a consequência da perda de um vínculo. Manifesta-se em sinais de sofrimento (físico, psíquico, social, espiritual), em comportamentos (vestir...) e, frequentemente, em rituais (ida ao cemitério...). É um processo lento que passa por diferentes fases, muitas vezes fases que vão e voltam. Quando a sua resolução é adaptativa, a integração da perda leva à possibilidade de uma nova vida, de novos projectos, de uma vida reconfigurada. Outras vezes, se a perda não é assumida, conduz a doenças físicas, psíquicas, espirituais... Não é garantido que quem cala consente. 

4. “É praticamente impossível sobreviver a uma situação de sofrimento se não formos capazes de conseguir contar uma história articulada sobre a mesma, pelo menos a nós próprios”. O Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde quer proporcionar um lugar para quem está em luto. Além do Centro de Escuta e Acompanhamento Espiritual, serviço gratuito ao dispor de todos, nos dias 26-28 de Outubro realizará o primeiro retiro espiritual para pessoas em luto. Um lugar que se espera de encontro, de escuta, de fraternidade, de oração, de misericórdia, de perfume e de esperança cristã... no caminho de Emaús! Se está em luto, se conhece alguém em luto, seja esperança e dê um “empurrãozinho” para esta experiência. O luto é “terra de missão”. 

5. “na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs
e eu. depois, a minha irmã mais velha
casou-se. depois, a minha irmã mais nova
casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela, menos a minha irmã mais
nova que está na casa dela, menos o meu
pai, menos a minha mãe viúva. cada um
deles é um lugar vazio nesta mesa onde
como sozinho. mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.
enquanto um de nós estiver vivo, seremos
sempre cinco” (José Luís Peixoto).

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Cúria Arquidiocesana de Braga
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

TLM

968083789/968083793

Atendimento

Segunda a Sexta
09h30 - 12h00
14h00 - 16h00

Sábado e Domingo
Encerrado

Feriados da Cúria

Férias de Natal
24, 25 e 26 de Dezembro;
31 de Dezembro e 1 de Janeiro.

Férias da Páscoa
De quinta-feira a segunda-feira depois da Páscoa, inclusive.

Dias particulares
Domingos;
Dias Santos de Guarda;
Feriados nacionais;
Dia de S. João Baptista;
Terça-feira de Carnaval.