Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso e não Crentes
Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-religioso | 6 Jan 2020
SEMINÁRIO Fé e Ciência: Fronteiras do Conhecimento
17 e 31 de janeiro | 14 e 28 de fevereiro
  © Pastoral da Cultura de Braga

Para dar início ao novo ano de 2020, a Pastoral da Cultura de Braga organiza, nos primeiros dois meses deste ano e em parceria com o Pio XII, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e a Faculdade de Teologia da UCP, um Seminário intitulado “Fé e Ciência: Fronteiras do Conhecimento”. Dividido em quatro sessões, no seminário marcarão presença importantes personalidades encarregues de analisar algumas questões sobre a Fé e o ramo da Ciência.

O ciclo de conferências será inaugurado já no próximo dia 17 de janeiro pelo Padre Jesuíta e Físico Bruno Nobre, também professor na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP, que abordará a questão: “Pode a ciência oferecer uma explicação última da realidade?”.

Já na noite de 31 de janeiro, o Químico e docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto João Paiva, analisará a possibilidade de conciliar a fé cristã e a teoria da evolução.

A noite da terceira sessão, que se realiza no dia 14 de fevereiro, é dedicada à análise da Fé, Psiquiatria e Neurociência pelo Psiquiatra e colaborador na  UC de Neurociências Clínicas da Escola de Medicina da UMinho, António Palha.

A Teóloga e Professora da Faculdade de Teologia da UCP Isabel Varanda, é a convidada da última conferência, agendada para o dia 28 de fevereiro, e ajudará a refletir sobre a fé cristã perante os desafios atuais da ciência.

O Museu Pio XII é o palco selecionado para a realização destas sessões, com início marcado para as 21h.

Os interessados em fazer parte deste ciclo de conferências deverão fazer a sua inscrição AQUI

As sessões poderão ainda ser creditadas como ação de formação para professores. Para tal, os docentes deverão participar em pelo menos três das quatro sessões.

INF: cultura@arquidiocese-braga.pt | Tel: 91 454 106 3

Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso e não Crentes