Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
25 Dez 2016
Natal, habitar o humano
Homilia do Arcebispo Primaz no dia de Natal

Acabamos de ouvir: “E o verbo fez-se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade”. Nós vimos e experimentamos que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Eis a realidade profunda. O filho unigénito do Pai quis montar a Sua tenda na terra e habitou entre nós.

Hoje, a história da Igreja deve seguir um itinerário semelhante: não esquecer a sua vocação de sacramento da presença de Deus entre os homens. O amor de Deus, tal como há dois mil anos, anseia por entrar e permanecer na história da Humanidade. Crescemos, infelizmente, habituados à dicotomia entre o humano e o divino. Mas, o que a incarnação nos revela é que, em Cristo, o divino fez-se carne e deseja abraçar tanto a beleza como a ambivalência e as interrogações da realidade humana.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Descarregue abaixo o PDF da homilia

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social