Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
3 Fev 2017
Consagrados para a missão
Homilia no Dia do Consagrado

O Concílio Vaticano II, mormente na Lumen gentium, sublinhou que é o Espírito Santo quem Santifica o povo de Deus, enriquecendo-o com dons e graças divinas. Tais graças brotam, como sabemos, em diversos lugares e de diferentes formas. São o resultado dos dons hierárquicos e carismáticos que, por sua vez, alicerçam o caminho da reforma eclesial. É o mesmo Espírito Santo quem adorna a Igreja e a prepara para servir o povo ao estilo de Jesus, o Bom Pastor, que entregou a Sua vida por amor à Humanidade. Cristo permanece o modelo e o caminho, mas a acção evangelizadora da Igreja decorre da presença do Espírito.

Neste dia do Consagrado, importa tomar consciência desta doutrina já assumida mas nem sempre vivenciada. Hoje é o dia favorável para renovar o encanto e o ardor que nasce da força dinâmica do Espírito Santo. Como Igreja que somos, temos consciência que ela se apresenta como mistério de comunhão para a missão. Renovamos, por isso, o nosso empenho e compromisso eclesial nos diferentes caminhos traçados pelos nossos fundadores. Dêmos também um contributo positivo para sermos sinal da unidade da Igreja no único Cristo que nos chamou e enviou.

Nunca esqueçamos que estas formas variadas de seguimento de Cristo estão, ou devem estar, comprometidas na realização da comunhão com Deus e, consequentemente, na comunhão com a Igreja e com os irmãos.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode descarregar abaixo o PDF da homilia na íntegra

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social