Arquidiocese

Peregrinação Jubilar das Pessoas com Deficiência. Inscrições abertas.
(+info)

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
19 Mar 2017
Bombeiros da paz
Homilia por ocasião do aniversário dos 140 anos dos Bombeiros de Guimarães
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Queremos celebrar 140 anos de existência e de serviço dos Bombeiros Voluntários de Guimarães à sociedade. Olhamos para o passado, pleno de gestos anónimos de entrega à causa do bem comum, e agradecemos a Deus por todos quantos permitiram esta história repleta de acontecimentos que enobrecem quem os vivenciou. Damos graças, sufragamos e reconhecemos a necessidade de uma sensibilização mais consciente por tudo o que podemos associar à causa dos bombeiros.

Neles encontramos pessoas que disponibilizam as suas vidas e o seu tempo para proteger bens e acompanhar pessoas. Uma causa que disponibiliza homens e mulheres para a ousadia de pagar com a vida, se assim for necessário, a nobreza deste ideal. Vivem e associam-se para que a vida seja protegida em todos os momentos e circunstâncias.

Uma feliz e interpelante coincidência assinala esta celebração. Na primeira leitura, Moisés, com a sua vara, faz com que do rochedo saia água retemperante para todo o povo peregrino. No Evangelho, Jesus senta-se à beira do poço, situado em Sicar, e pede água à Samaritana. Este gesto permite à Samaritana ir para além do que vê – a água no poço – e saciar-se com o dom de Deus que dá um novo sentido à sua vida.

 

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

 

Pode descarregar abaixo o PDF da homilia na íntegra

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento de Comunicação
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190