Arquidiocese

Semeadores de Esperança:
I Tema
(+info)

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
1 Out 2017
Dia da Arquidiocese: ser e construir esperança
Homilia no Dia da Arquidiocese e abertura do Ano Pastoral
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Faz já parte da vida da Igreja em Braga celebrar, no primeiro Domingo de Outubro, o Dia da Arquidiocese e a abertura do Ano Pastoral. Temos um Programa Pastoral elaborado sinodalmente, com a participação e decisão do Conselho Presbiteral e Pastoral, e apresentado no dia das Ordenações Presbiterais. Pretende-se, assim, que as comunidades e movimentos possam elaborar atempadamente os seus programas, de modo a que no primeiro Domingo de Outubro todos comecem a trabalhar no ritmo marcado pelas orientações diocesanas.

Hoje é o dia de abertura de um novo Ano Pastoral. Prosseguimos, por isso, com a tarefa de mostrarmos, a partir de um encontro pessoal com Cristo, que o presente histórico é o tempo da esperança. Não podemos permitir que ninguém nos roube este dom de Deus. O objectivo central deste plano pastoral pode, assim, ser sintetizado no lema “criar uma Primavera de Esperança”. Não é fácil. Tudo nos convida ao desânimo e desalento, a mergulhar na tristeza dos tempos que correm e da amargura de um mundo incapaz de dar o que promete.

Neste Dia da Arquidiocese, e nesta Sé Catedral, rezemos a Santa Maria de Braga para que deposite em todos os corações a semente da esperança e que faça com que aqueles que se deixaram possuir por ela olhem para o sombrio da sociedade, nunca passando ao lado, mas semeando em todos os ambientes a esperança que Cristo é para o mundo de hoje.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

 

Pode descarregar abaixo o PDF da homilia na íntegra.

 
PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento de Comunicação
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190