Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
19 Out 2016
Abertura solene do Ano Lectivo da UCP de Braga
Discurso na abertura solene?do ano lectivo da UCP - Braga.
  © Ana Marques Pinheiro

Casos e princípios

No passado dia 5 de Outubro, Sua Ex.cia o Presidente da República lançou, como em tantas outras ocasiões, uma interpelação incómoda para todo o país. Sintético, mas profundo, disse: “existem casos a mais e princípios a menos”. Uma afirmação a que nenhum português se deveria alhear porque, na verdade, manifesta o retrato dos tempos que estamos a viver. Não encontrei, infelizmente, grande eco destas palavras. Mas, porque as considero verdadeiras, gostaria de tirar algumas conclusões. E, em ambiente de início de um novo ano académico, parece-me um momento favorável para não permitirmos que estas palavras caiam por terra.

Há quem diga que a sociedade portuguesa está estruturalmente marcada por casos. Eles surgem nos mais diversos âmbitos: político, desportivo, jurídico, no relacionamento pessoal ou inter-institucional, emprego, confronto de ideias ou até em espaços onde a amizade estava presente. Também a Igreja é pródiga nestas situações que emergem por razões ridículas ou por falta de diálogo.

Teoricamente tudo é de fácil solução. Bastaria um pouco de coragem para enfrentar os problemas com serenidade e, um problema de hoje, deixaria de o ser amanhã. Creio que esta dificuldade emerge da ausência de referências ou, se preferirmos, de princípios. Valores que, na liberdade absoluta, fossem universalmente aceites e acolhidos. O relativismo é de tal ordem que tudo fica sujeito ao apetecível no momento presente. Impõe-se o subjectivismo e nem sempre é possível a conciliação pela teimosia em não perder as convicções pessoais.

Pode ler o texto na íntegra, descarregando o pdf abaixo.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social