Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
9 Nov 2014
Semana dos Seminários e voluntariado em destaque no Conselho Pastoral Arquidiocesano
«É necessário haver hoje seminaristas conscientes, com uma linha de fé pessoal mas responsável, para haver amanhã sacerdotes comprometidos em Igreja pela alegria do Evangelho», defendeu o Arcebispo de Braga na reunião ordinária do Conselho Pastoral Arquidiocesano.
  © Flávia Barbosa

A frase foi proferida a pretexto da abertura da “Semana dos Seminários”, que se inicia hoje.

Depois de um momento de oração e de leitura da ata da reunião anterior, o prelado saudou os presentes com uma mensagem que incidiu na importância do Seminário.

«Não é algo para se pensar uma única vez no ano, mas deve estar sempre presente na diocese, essencialmente através de três atitudes: a oração, o chamamento e a sintonia».

D. Jorge Ortiga pediu ainda aos presentes para fazerem da preocupação com a realidade dos Seminários algo comum a todos os cristãos e não apenas a alguns.

O Arcebispo de Braga falou ainda da importância do voluntariado.

«A caridade supõe sempre motivação para agir, para realizar as obras da fé. O cristão, tal como Cristo, deve ser alguém que também oferece gratuitamente a sua vida», explicou.

Relembrando a importância do ano social que está a decorrer, D. Jorge Ortiga frisou que «a fé vivida passa ou deve passar pela valorização de um voluntariado pessoal ou institucional, ao agir na gratuidade em ações de cariz religioso ou meramente humano».

Presidido pelo Arcebispo Primaz e orientado pelo secretário da Ação Pastoral, o padre Sérgio Torres, o conselho teve início às 9h30 e prolongou-se por toda a manhã e, entre outros assuntos, avaliou o programa pastoral de 2013/2014 nas várias paróquias, arciprestados, movimentos e departamentos.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social