Ano Pastoral

ano pastoral

Boletim
Boletim 31-05-2020
Consignação IRS/ Centro Social

A consignação de 0,5% do IRS não implica qualquer custo, nem provoca qualquer alteração à declaração de IRS. Cada contribuinte pode consignar esse valor às instituições para tal habilitadas.
Este ano, o nosso Centro Social habilitou-se a este apoio, e por esse motivo solicitamos a todos os paroquianos e amigos que, ao preencherem o seu IRS nos consignem esse valor. Para tal, basta indicar o nosso NICP: 502.217.502, no campo 1101, do quadro 11, na folha de rosto do modelo3. O valor angariado servirá para remodelarmos o mobiliário da sala de estar do Centro de Dia e do refeitório das crianças.

 

Arquidiocese

Horários

Catequese Digital

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Gualtar (São Miguel)
Georgina Martins | 11 Mar 2020
Clero da Cidade de Braga adopta medidas preventivas
Conjunto de orientações pretende ajudar a travar a propagação do COVID-19.
PARTILHAR IMPRIMIR

Durante a reunião mensal de hoje, os párocos e capelães da cidade de Braga, dadas as informações das autoridades públicas de saúde e as posições da Conferência Episcopal e da Arquidiocese de Braga, decidiram:

 

1. Apelar a todos os cristãos para tomarem muito a sério a epidemia em curso, tendo os cuidados de higiene amplamente divulgados e tudo fazendo para evitarem ao máximo a exposição pública, onde as possibilidades  e perigo de contágio são maiores.

2. Sobretudo os idosos, mormente os que também são portadores de doenças crónicas, deveriam abster-se até de participar na eucaristia, a não ser com o máximo cuidado, dados os perigos reais que correm e que também fazem correr desnecessariamente aos outros.

3. Sem cair no alarmismo, devemos ter bem presente que é pecado grave infringir os cuidados recomendados que favorecem a saúde pública. Por isso, a auto-exigência de colaboração e cooperação com o que as autoridades públicas nos propõem constitui uma obrigação acrescida para quem se afirma cristão.

4. Enquanto não houver determinação superior em contrário, manter-se-ão as eucaristias e o lausperene quaresmal. Nas actuais circunstâncias, a  hóstia da sagrada comunhão deve ser recebida apenas na mão e não na boca.

5. A prevista, aconselhada e tão estimada actividade «24 Horas para o Senhor», em 20 e 21 do corrente, fica suspensa,  aguardando melhor oportunidade de realização.

6. Na Cidade, não haverá, este ano, a Visita Pascal.

7. Ficam suspensas a catequese e as várias reuniões de grupos de jovens.

8. Os horários públicos de atendimento de confissão ficam igualmente suspensos até as circunstâncias permitirem o normal funcionamento.

9. Os sacerdotes querem fazer seu o pedido do Papa Francisco a estarem presentes junto dos doentes, com o Palavra de Deus e a Eucaristia. São essas periferias existenciais que eles querem frequentar, apesar dos riscos, nesta particular ocasião de sofrimento para tantos. Em cada comunidade, de acordo com as pessoas, dirão a melhor maneira de como o fazer.

10. Na próxima reunião, a acontecer em Abril, tomarão outras medidas, conforme as circunstâncias o ditarem.

O Clero da Cidade está certo que a grande maioria dos cristãos compreende e aceita estas orientações e determinações e pede ainda aos fiéis paciência na escuta e clarificação das dúvidas.

Por estas medidas ficam assim abrangidas as seguintes paróquias e reitoria:

— Ferreiros

— Lomar

— Gualtar

— S. Vicente

— S. Vítor

— Maximinos

— S. Lázaro

— Santo Adrião

— Sé

— S. João do Souto

— Cividade

— Nogueira

— Basílica dos Congregados

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Gualtar (São Miguel)
Casa Paroquial
Morada

Rua da Igreja Nova, 4
4710-077 Braga

TEL

253676099 / 253690366

TLM

965098699

Cartório Paroquial

Terças e Quintas  das 17h - 18:45h

Sábado das 10h - 11:30h

Eucaristias

Domingos e Dias Santos

08.00 (Igreja Matriz)

11.00 (Igreja Nova)

 

Sábados

18.30 (Igreja Nova)

 

Véspera de Dias Santos

20.15 (Igreja Nova)

 

Segunda a Sexta-feira

19.00 (Igreja Nova)

 

EXCEPTO :

- 25 Janeiro a 02 de Fevereiro (novena S. Brás - Igreja Matriz)

- Sextas feiras da Quaresma (Via Sacra - Igreja Nova)

- Mês de Maio (recitação do Terço - Igreja Nova)

- 20 a 29 de Setembro (novena de S. Miguel - Igreja Nova)

Ás 20.15h

Confissões

1. Mensalmente, na semana da Primeira Sexta, antes da celebração da Eucaristia
2. Na Celebração Penitencial que a Catequese prepara, na etapa final de cada trimestre (Cfr. Boletim / Agenda)
3. Em qualquer momento, combinando com o pároco

 

Visitas aos Doentes

1. Mensalmente, na semana em que ocorre a Primeira Sexta, o pároco visita os doentes e pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, que assim o solicitarem
2. A qualquer momento, a mesma visita pode ser agendada com o pároco
3. Os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram, semanalmente, aos domingos ou outro dia mais conveniente, a Sagrada Comunhão aos doentes e todos quantos estejam impossibilitados de se deslocar à Igreja. Para tal, devem informar o pároco.

 

Párocos