Arquidiocese

Peregrinação Jubilar das Pessoas com Deficiência. Inscrições abertas.
(+info)

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Instituto de História e Arte Cristã (IHAC)

O Instituto de História e Arte Cristãs (IHAC) é uma Fundação cultural da Arquidiocese de Braga, apoiada na extensão bracarense da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo da Arquidiocese de Braga. O seu patrono é S. Martinho de Dume. O IHAC tem a sede no edifício onde funciona a Faculdade de Teologia de Braga, na Rua de Santa Margarida, podendo, todavia, estabelecer e manter secções noutros lugares.

O Instituto tem como objectivo fundamental a preservação, conservação, restauro, estudo e promoção dos valores históricos, arqueológicos e artísticos, dando preferência aos que estão ligados ao Cristianismo, na área da Arquidiocese de Braga ou com ela relacionados.

Concretamente, o Instituto procura promover a inventariação, recolha, organização, conservação, restauro, estudo e investigação do Arquivo Arquidiocesano de Braga e dos valores artísticos e arqueológicos que são património da Igreja Arquidiocesana de Braga. Ao mesmo tempo, colabora na conservação, enriquecimento e beneficiação dos Museus Pio XII e Medina. Desenvolve igualmente actividades culturais, exploradas e divulgadas através de publicações, exposições, conferências, congressos e outros. Oferece apoio ao departamento de História da Igreja da Faculdade de Teologia da UCP, nomeadamente na realização de cursos de pós-graduação. Coopera também com outras entidades afins, especialmente no âmbito da região onde se encontra implantado. De modo especial, com o Cabido Metropolitano e Primacial de Braga na área do Tesouro – Museu da Catedral.

O IHAC integra cinco secções: o Arquivo Arquidiocesano, os Museus Arquidiocesanos Pio XII e Medina, a Comissão Arquidiocesana para os Bens Patrimoniais, o Gabinete de Actividades Culturais e o Gabinete de Restauro, além de outras que possam vir a ser organizadas. A coordenação e dinamização das actividades do IHAC são garantidas por um Presidente e as das secções por um Director próprio. O conjunto destes dirigentes forma o Conselho de Administração.

Em caso de extinção do IHAC, o destino dos seus bens é decidido pelo Arcebispo Primaz, sob proposta do Conselho de Administração e ouvido o Conselho de Fundadores, o Colégio de Consultores, o Conselho Presbiteral, o Director da Faculdade de Teologia e o Reitor do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo.



Conselho de Administração:

Presidente: Cón. Doutor José Paulo Leite de Abreu

Secretária: Drª Joana Maria Fernandes Leandro

Tesoureira: Drª Célia Marina Pereira Alves

Vogais: P.e Marcelo Fernandes Correia Pinto

P.e Miguel Augusto Freitas Teixeira

Assessores: P.e Doutor António Franklim Sampaio Neiva Soares

Cón. Doutor José Marques

P.e Armando Luís de Freitas

Conselho Fiscal:

Presidente: Cón. Fernando Teixeira Alves Monteiro

Vogais: Dr. Mário Paulo Afonso Pereira

P.e Juvenal Francisco Ferreira Dinis

Directores de Secções:

Museu Pio XII e Medina: Cón. Doutor José Paulo Leite de Abreu

Arquivo Diocesano: P.e Miguel Augusto Freitas Teixeira

Gabinete de restauro: P.e Marcelo Fernandes Correia Pinto

Gabinete de Actividades Culturais: Prof. Doutor João Manuel Correia Rodrigues Duque

Comissão Arquidiocesana para os Bens Patrimoniais: Arqº António Gerardo Monteiro Esteves

Arqª Isabel da Conceição Barbosa da Silva Costa.

PARTILHAR IMPRIMIR
Contactos
Morada

Rua de São Domingos, 94 b
4710-435 BRAGA

TEL

253203180

FAX

253 203190