Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Agência Ecclesia | Fotografia: Lusa | 13 Out 2016
ONU: António Guterres aclamado como novo secretário-geral
Responsável português vai desempenhar funções de 2017 a 2021.

O português António Guterres foi hoje aclamado como novo secretário-geral das Nações Unidas pela Assembleia Geral da organização, que ratificou a escolha feita pelo Conselho de Segurança.

O antigo primeiro-ministro de Portugal vai desempenhar funções de 2017 a 2021, sucedendo no cargo a Ban Ki-moon, que elogiou a presença "na linha da frente do conflito armado e do sofrimento humano" do seu sucessor.

Guterres foi Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados entre 2005 e 2015.

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, manifestou esta quarta-feira, em Fátima, a sua satisfação pela nomeação do novo secretário-geral da ONU, elogiando o “percurso” do português.

“A nomeação de António Guterres é um motivo de satisfação”, disse o chefe da diplomacia da Santa Sé, em conferência de imprensa, antes do início das celebrações da peregrinação internacional de outubro.

A Santa Sé tem estatuto de observador na ONU.

“Posso manifestar satisfação por esta nomeação, é uma pessoa que tem um grande trajeto, um grande percurso – sei que trabalhou aqui, como político -, sobretudo como alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados”, assinalou D. Pietro Parolin, em resposta a uma questão da Agência ECCLESIA.

Já na terça-feira, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa saudou a escolha do antigo primeiro-ministro “pela sua competência, pelas suas qualidades pessoais, assim como pela sua experiência internacional em causas humanitárias”.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social