Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
D. Jorge Ortiga | 6 Abr 2008
Dia Diocesano da Juventude
Homilia – Esquema
. Para muitos jovens parece que Jesus desapareceu da História pessoal. Vários factores terão conduzido a esta situação:
− O ambiente cultural e social adverso
− A incorrência de muitos cristãos e o pouco dinamismo apostólico dos grupos de jovens
. Perante esta “realidade de morte de Deus” nos jovens – por causas externas e internas – toca-nos a responsabilidade de ser testemunhas de que Deus ressuscitou Jesus Cristo (Conf. 1º leitura – S. pedro nos Actos).
. A linguagem da Igreja aos jovens e para os jovens não é feita de discursos. Estes valem se forem confirmados por aquilo que eles conseguem ver (Cf. E.N.). Daqui a responsabilidade dos grupos dos jovens: mostrar Cristo vivo. Para isto existem e só com este objectivo subsistem. Contentar-se com actividades ou coisas bonitas é sujeitar-se ao fracasso.
. Sonho com um ou vários grupos de jovens em cada paróquia. Não posso condenar ninguém. Só sei que não fazemos tudo pelos jovens e,por vezes, somos factores ou causas do seu afastamento da Igreja.
. Por outro, reconheço que os jovens necessitam desta referência para uma vida de alegria verdadeira. O Evangelho fala de dois discípulos que caminhavam tristes, perplexos, falavam e discutiam, talvez fugissem à realidade. O surgir de Cristo alterou projectos e proporcionou vontade de viver correndo em sinal de Felicidade.
. Que vive a Juventude de hoje? Que felicidade experimenta? Que caminhos percorre? De que fala? Como expressa no seu rosto? Se efectuassemos um inquérito não encontraríamos um déficit de felicidade?
. Que devemos fazer? Contentar-se com o número exíguo que nos procura?Resignar-se? Alhear-se qual avestruz que não quer ver?
. Não. Mostremos que é possível outra vida. Testemunhemos um Cristo vivo. Como? Deixo duas sugestões a partir do Evangelho.
1. Contar o que tinha acontecido com o encontro de Cristo (em Emaús). Importa usar uma linguagem vivencial com meios adequados desde que não fiquemos nesses meios: Música, arte, representações, mímicas. Tudo é instrumento desde que contemos o que nos aconteceu. Basta de teorias. Frases bonitas. Urge a vida.
2. Os discípulos só o reconheceram ao “partir o pão”. A Igreja não pode limitar-se a acreditar na presença, real e sacramental, de Cristo na Eucaristia. A Eucaristia tem de tornar-se um anúncio festivo de Cristo. Há muita tristeza, muita monotonia, pouco sentido de festa. De quem depende? Do sacerdote, em primeiro lugar, mas não é o único. Há tanta coisa para fazer, caríssimos jovens! Estais à espera de quê?... Empenhai-vos na vivência da Eucaristia e tornai-a, através da música, das leituras, do espírito celebrativo, um espaço revelador de Cristo.
3. Não esquecer que celebramos o Dia Arquidiocesano da Juventude neste Domingo porque hoje se inicia a Semana das Vocações. Daí que, todo a Pastoral Juvenil deve ser vocacional. Aos jovens peço que não tenham medo de aderir ao projecto de Cristo.
Esposende, 06.04.2008
† D. Jorge Ortiga, A. P.