Arquidiocese

Ano Pastoral 2016+17. Fé Contemplada (+info)

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 10 Fev 2017
Nova Ágora está de regresso com novos “Olhares Sobre”
A edição deste ano conta com a presença do Presidente da República. A participação é gratuita, mas implica inscrição em www.novaagora.pt.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O ciclo de conferências “Nova Ágora” está de regresso com “Olhares sobre o Multiculturalismo, a Saúde e Qualidade de Vida e a Era Digital”. Esta 3ª edição conta com uma conferência introdutória que terá o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como orador principal. “Cristãos e Democracia: um testemunho”, é o tema do encontro marcado para dia 17 de Fevereiro, cerca de um mês antes dos restantes, que decorrem nos dias 17, 24 e 31 de Março, no Auditório Vita, às 21h.

A Nova Ágora procura promover o encontro, diálogo e reflexão entre todos, independentemente das crenças religiosas. O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, explicou ontem, durante a apresentação do evento aos meios de comunicação, que com este ciclo de conferências pretende criar-se “uma reflexão colectiva e não uniforme, diversificada”. 

Sabemos que o mundo no qual estamos inseridos é um mundo que não consegue conviver com a diferença, e a ideia fundamental da Nova Ágora é precisamente isso, levar as pessoas a serem capazes de conviver com a diferença, diferença de pensamento para que depois a diferença dos comportamentos também seja devidamente aceite”, acrescentou D. Jorge Ortiga.

O coordenador do evento, Pe. Eduardo Duque, destacou o facto de este ciclo de conferências ter como objectivo “contribuir para a formação das pessoas, ao pôr em diálogo diferentes perspectivas (…), olhares cruzados sobre uma mesma realidade”.

A Nova Ágora é “um espaço plural onde se respeita e está disposto a escutar — e escutar é mais do que ouvir”, frisou o director do departamento de comunicação da Arquidiocese de Braga, Pe. Paulo Terroso.

Esta edição, referiu ainda o Arcebispo Primaz, “é mais uma para reforçar que é possível viver em harmonia e em concórdia, mesmo com as divergências”.

A sessão do dia 17 de Março, sobre “Multiculturalismo”, contará com a presença de Ângelo Correia, Francisco Seixas da Costa e João Cardoso Rosas, num painel moderado por Rita Ribeiro. Na Sexta-feira seguinte, dia 24 de Março, o debate será sobre “Saúde e Qualidade de Vida”, com a presença de Leonor Beleza, Sobrinho Simões e Maria do Céu Patrão Neves, e a moderação de Cecília Leão. A “Era Digital” estará em análise na última conferência, dia 31 de Março, com a ajuda de José Durán Vásquez, António Dias Figueiredo e Alexandre Castro Caldas, ficando a moderação a cargo de Manuel Pinto.

As conferências constituem Acções de Curta Duração Acreditadas para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, implicando a participação em três dos quatro encontros.

O director do departamento de comunicação da Arquidiocese referiu que há já vários inscritos, e aconselha os interessados a inscreverem-se o quanto antes, uma vez que na edição anterior as sessões esgotaram. A participação nas conferências é gratuita, mas implica inscrição em www.novaagora.pt.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento de Comunicação
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Coordenadora

Flávia Barbosa

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190