Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 6 Mai 2017
Visita do Papa Francisco a Fátima: 12 e 13 de Maio de 2017
Francisco torna-se no quarto pontífice a visitar Portugal, depois de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.

De acordo com o programa oficial da visita do Papa Francisco a Fátima, no dia 12 de Maio o Pontífice parte às 14h00 do Aeroporto de Roma (Fiumicino) para Monte Real, com chegada prevista à Base Aérea pelas 16h20.

Depois da cerimónia de boas-vindas, o Papa Francisco terá um encontro privado com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Na Base Aérea de Monte Real visitará ainda a Capela.

A chegada ao Estádio de Fátima e a deslocação para o Santuário em viatura aberta está prevista para as 17h35. Nesse mesmo dia, o Santo Padre visita a Capelinha das Aparições onde procede à Bênção das Velas e à recitação do Santo Rosário.

No Sábado, 13 de Maio, o Pontífice tem agendado um encontro com o Primeiro-Ministro António Costa pelas 09h10. Meia hora depois, visita a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A eucaristia no recinto do Santuário acontece pelas 10h00, com homilia proferida pelo Papa e saudação aos doentes. Neste dia serão também canonizados os beatos Francisco e Jacinta Marto.

O Papa Francisco irá ainda almoçar com os Bispos de Portugal na Casa de Nossa Senhora do Carmo. A cerimónia de despedida acontece pelas 14h45, novamente na Base Aérea de Monte Real.

A página oficial da visita apresenta várias informações com interesse para peregrinos, fiéis, concelebrantes e profissionais da comunicação que desejem, de alguma forma, acompanhar esta jornada.

Com a vinda a Fátima, Francisco torna-se o quarto pontífice a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

Francisco e a devoção mariana

Eleito Papa a 13 de Março de 2013, a ligação de Francisco a Nossa Senhora de Fátima, enquanto Sumo Pontífice, iniciou-se oficialmente dois meses depois, quando os bispos portugueses, a seu pedido, entregam o seu pontificado a Nossa Senhora de Fátima, durante as celebrações do 13 de Maio na Cova da Iria.

Exemplo da sua devoção mariana foi também o pedido expresso de que a Imagem de Nossa Senhora que se venera na Capelinha das Aparições fosse a Roma para o encerramento da Jornada Mariana, promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização no âmbito da celebração do Ano da Fé.

Em 2015, o Papa Francisco associou-se à celebração do 13 de Maio, ao evocar em Roma alguns dos conteúdos centrais das aparições aos três videntes, que tiveram lugar na Cova da Iria entre Maio e Outubro de 1917.

Durante a catequese do dia 13 de maio de 2015, o Papa pediu ao leitor português presente na Praça de São Pedro, em Roma, que rezasse em voz alta uma ave-maria, assinalando o dia em que a Igreja recorda Nossa Senhora de Fátima: «Peço ao meu irmão português, neste dia de Nossa Senhora de Fátima, que reze com todos em português».

[conteúdo da página oficial da visita]

Oração oficial

Salve, Mãe do Senhor,

Virgem Maria, Rainha do Rosário de Fátima!

Bendita entre todas as mulheres,

és a imagem da Igreja vestida da luz pascal,

és a honra do nosso povo,

és o triunfo sobre a marca do mal.

Profecia do Amor misericordioso do Pai,

Mestra do Anúncio da Boa-Nova do Filho,

Sinal do Fogo ardente do Espírito Santo,

ensina-nos, neste vale de alegrias e dores,

as verdades eternas que o Pai revela aos pequeninos.

Mostra-nos a força do teu manto protetor.

No teu Imaculado Coração,

sê o refúgio dos pecadores

e o caminho que conduz até Deus.

Unido/a aos meus irmãos,

na Fé, na Esperança e no Amor,

a ti me entrego.

Unido/a aos meus irmãos, por ti, a Deus me consagro, ó Virgem do Rosário de Fátima.

E, enfim, envolvido/a na Luz que das tuas mãos nos vem,

darei glória ao Senhor pelos séculos dos séculos.

Ámen.

Documentos e discursos disponíveis