Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 19 Mai 2017
Cidadãos criam movimento de apoio a refugiados
"#SickOfWaiting" é o nome da iniciativa que pretende pressionar os governantes europeus a cumprirem com os acordos definidos para o acolhimento de refugiados.

Um grupo de cidadãos criou o movimento “#SickOfWaiting” (fartos de esperar), com o objectivo de exigir à Europa o cumprimento do prometido relativamente ao acolhimento dos refugiados.

O movimento, criado em finais de Abril, conta com apoiantes de mais de 60 países.

O objectivo do "#SickOfWaiting", tal como explicado no respectivo site, passa por voltar a colocar na agenda política os programas de acolhimento e de integração social dos refugiados.

Os membros do movimento pretendem apresentar as suas reivindicações no Parlamento Europeu no dia 28 de Junho, numa tentativa de agilizar os processos de acolhimento e impedir que os prazos se arrastem.

Os activistas têm como premissa a ideia de que “os governos europeus estão a falhar, mas a sociedade civil não” e assumem-se como um movimento pacífico, que rejeita a violência e qualquer tipo de atitude discriminatória.

“Não podemos esperar mais!”, sublinham os mentores de “#SickOfWaiting”. “Em 2015 os países europeus comprometeram-se a acolher cerca de 120 mil refugiados até Setembro de 2017 e 70% permanecem num limbo à espera do seu destino”, pode ler-se no site.

Quem quiser juntar-se ao movimento é ainda convidado a expressar a sua opinião na plataforma e a desenvolver as suas próprias acções e eventos (como performances, flashmobs), partilhando-os no site.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva