Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Departamento Arciprestal da Comunicação Social (Famalicão) | 21 Jul 2017
Arcebispo destaca importância da Palavra na vida dos fiéis
D. Jorge Ortiga presidiu à Peregrinação Arciprestal ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Lemenhe, Vila Nova Famalicão.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Departamento Arciprestal da Comunicação Social (Famalicão)

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, ressalvou a importância "acolher, alimentar e anunciar a Palavra de Deus, à semelhança de Maria". A afirmação foi proferida na Peregrinação Arciprestal ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Lemenhe, Vila Nova Famalicão, no passado Domingo, dia 16 de Julho.

Durante a homilia, o Arcebispo recordou que “a Palavra de Deus é o único código que orienta os cristãos”.

Sobre as três atitudes necessárias à vivência da Palavra, o prelado esmiuçou: “acolher a Palavra, através da oração, da escuta e da presença na Eucaristia; alimentar-se da Palavra, para que esta não seja um mero conhecimento, mas se traduza na vida de todos os dias; anunciar a Palavra, na medida em que este anúncio é missão de todos os cristãos, devendo fazê-lo no seio da família, no trabalho, nas conversas amigas e informais e em todos os outros espaços e ambientes”.

Referindo-se a “Maria, a Senhora do Carmo”, o Arcebispo sublinhou que o testemunho da “primeira discípula de Cristo” deverá interpelar todos os fiéis a fazerem da sua vida “a boa terra onde possa frutificar a semente da Palavra”. 

Para o prelado, apenas imitando as atitudes de Maria “para com a Palavra do Senhor” será possível “a desejada renovação pessoal e comunitária que se revela imprescindível nos tempos que correm, de modo a que cada cristão e cada comunidade sejam verdadeiro rosto de Jesus Cristo”. 

A peregrinação assumiu, este ano, uma dimensão diferente do habitual. Todas as paróquias do arciprestado se fizeram representar com bandeiras e estandartes. A imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo foi levada até ao seu Santuário, após ter percorrido, ao longo de um ano, todas as comunidades paroquiais do arciprestado. 

A chegada da imagem peregrina coincidiu com a chegada da tradicional peregrinação, que partiu da Igreja Paroquial de Lemenhe e reuniu milhares de fiéis no recinto do Santuário.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190