Arquidiocese

Semeadores de Esperança:
I Tema
(+info)

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 6 Out 2017
Papa agradece a todo o "povo fiel" da Arquidiocese de Braga
Santo Padre agradeceu oferta da Arquidiocese com Nossa Senhora do Sameiro Pintada em telha, da autoria da pintora Fátima Mendes.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

Por ocasião da visita Papal a Fátima, em Maio de 2017, a Arquidiocese de Braga ofereceu ao Papa Francisco Papa uma pintura da Nossa Senhora do Sameiro ilustrada numa telha. O ícone representa, de modo simbólico, todos os lares portugueses.

Fátima Mendes, pintora de cerâmica especializada em azulejaria barroca, foi a autora da peça. 

Em carta escrita pela mão do Secretário de Estado, o Cardeal D. Pietro Parolin, o Pontífice agradeceu agora à Arquidiocese de Braga e à artista.

Saibam pois, a senhora Fátima Mendes e quantos concorreram para a realização e acomodação do ícone de Nossa Senhora do Sameiro, todo o povo fiel dessa Arquidiocese com o seu bem-amado Pastor, que o Papa Francisco os confiou à Virgem Mãe: «Sob o seu manto, não se perdem; dos seus braços, virá a esperança e a paz que necessitam» (Homilia da Eucaristia, l3/V/2017) e de que é penhor a Bênção Apostólica que lhes concede, pedindo-lhes, por favor, que nunca se esqueçam de rezar por ele”, escreveu o Cardeal.

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, não quis deixar de manifestar alegria com a resposta do Papa Francisco.

“Recebemos agora a resposta do Santo Padre. Queremos dar a conhecer o seu conteúdo e estimular a que a simbologia da telha continue a motivar acções concretas em todas as comunidades paroquiais”, adiantou também em carta.

O prelado recordou ainda o simbolismo da oferta ao Pontífice.

Pedíamos a Maria e ao Santo Padre que, sob as telhas dos nossos lares, nada faltasse para uma vida digna. Recordávamos quem tem casa e quem não tem. A telha era um símbolo para que, na Arquidiocese, o bem estar mínimo nunca faltasse a ninguém. Para isso é necessário um trabalho justo e que as nossas comunidades respondam com atenção e solícita generosidade às necessidades das pessoas”, concluiu.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Papa Francisco  •  Arcebispo Primaz  •  Fátima  •  Arquidiocese  •  Aparições  •  Portugal  •  Cova da Iria
Departamento de Comunicação
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190