Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 5 Mar 2018
Bispos Europeus elegem novo presidente da COMECE
Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, parte hoje para Bruxelas.
  © COMECE

Os delegados das Conferências Episcopais da União Europeia (UE) irão reunir-se em Bruxelas, de 7 a 9 de Março, para a Assembleia Plenária da Primavera da COMECE (Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia) 2018. Durante o encontro será eleito o novo presidente do organismo, bem como quatro vice-presidentes.

O futuro presidente da COMECE terá pela frente um mandato de cinco anos (2018-2023) e irá suceder ao cardeal alemão Reinhard Marx, que ocupou o cargo por dois quinquénios. Os delegados elegem entre si os novos membros da presidência, “reflectindo a diversidade de culturas que prevalecem na União Europeia”, conforme estabelece a COMECE.

Os bispos também irão escolher os Presidentes das Comissões COMECE sobre Assuntos Sociais, Assuntos Jurídicos e Relações Externas da UE. Entre outras questões, a Assembleia Plenária também irá votar sobre os mandatos das três Comissões COMECE e os Grupos de Trabalho sobre Migração e Asilo e sobre Ética.

A reunião decorre à porta fechada e discute igualmente os novos desafios da União Europeia, contando na quarta-feira com a intervenção de Paul Gallagher, Secretário das Relações com os Estados da Santa Sé. Está também prevista uma homenagem ao cardeal Marx que inclui a participação de Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão da UE.

Na quinta-feira é a vez de Federica Mogherini, Alta Representante da UE para os Assuntos Estrangeiros e Política de Segurança, informar a Assembleia dos desafios geopolíticos para a Europa. Pelas 19h00, uma eucaristia na igreja de Notre-Dame du Sablon, Bruxelas, assinala a tomada de posse do novo presidente da COMECE.

No passado mês de Abril, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, foi nomeado Delegado da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa) na COMECE, em resultado das eleições para os órgãos da CEP 2017-2020.

A COMECE é composta por Bispos delegados pelas Conferências Episcopais dos Estados membros da União Europeia. De acordo com a sua missão, definida nos seus Estatutos, a COMECE acompanha o processo político da União Europeia em todas as áreas de interesse da Igreja.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social