Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 23 Mar 2018
Festival de Órgão de Braga dedica-se à música no feminino
Edição deste ano pretende homenagear a mulher pela posição sempre "relevante" que esta teve na arte musical. Dois instrumentos, agora restaurados, vão voltar a ser ouvidos: os órgãos da igreja do Pópulo e do Salvador.

O V Festival Internacional de Órgão de Braga decorre de 27 de Abril a 6 de Maio em várias igrejas da cidade de Braga. A edição deste ano volta-se, particularmente, para a figura feminina na música, numa "modesta forma de homenagem à mulher e a todas as mulheres que colaboraram e colaboram para o enriquecimento artístico e cultural da humanidade, de forma especial na música e na organística", diz a organização.

Este ano o instrumento destacado pela organização é o órgão de tubos da igreja da Conceição, "antigo convento feminino e que actualmente desempenha uma missão importante em prol da proteção de mulheres e jovens", sob o nome do Instituto Monsenhor Airosa. Este é um órgão em que a organista tem que tocar no interior do próprio instrumento, "longe dos olhares e "escondida" por uma grade", denotando bem o anonimato que a mulher teve na música.

Os vários concertos estarão nas mãos de prestigiadas organistas, vindas de vários pontos de Portugal (Açores, Lisboa, Leiria, Porto) e ainda da Rússia, Suíça, Polónia e Espanha. Aos órgãos associar-se-ão outros instrumentos, como flauta transversal, oboé, trombone, percussões, na sua maioria com interpretes femininos.

Como é já hábito, há na programação lugar a um concerto com jovens estudantes de órgão de várias escolas de música da região norte do país. Este concerto acontece no segundo dia do festival, 28 de Abril, pelas 11 horas, na igreja de São Victor.

Organizado em conjunto pela Arquidiocese de Braga, pelo Município, pela Irmandade de Santa Cruz e pela Santa Casa da Misericórdia de Braga, o festival conta com a direcção artística de José Rodrigues, assim como com o apoio da Universidade Católica, da Universidade do Minho e do Turismo do Porto e Norte.

A programação completa encontra-se disponível em www.festivalorgaobraga.com.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social