Arquidiocese

Beato Bartolomeu dos Mártires já é Santo
[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Álvaro Magalhães / DM | 28 Mar 2018
Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro é peregrino do mundo no serviço à Igreja
Biografia do Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro foi lançada em Guimarães, no Paço dos Duques de Bragança.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Álvaro Magalhães

O cardeal D. Manuel Monteiro de Castro, dado o seu trajeto de vida, é considerado pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, como um português «peregrino do mundo», homem que «colocou a render as suas qualidades na alegria do serviço à Igreja». Isto mesmo afirmou ontem na sessão de lançamento do livro “O Núncio Português – Biografia do Cardeal Monteiro de Castro”, que se realizou no Paço dos Duques de Bragança, perante mais de duas centenas de convidados.

Coube ao Arcebispo de Braga fazer a apresentação do livro da autoria de Rosário Lira e editado pela Lucerna, chancela da Princípia Editora. O prelado exaltou a dimensão da família em D. Manuel Monteiro de Castro, como seu alicerce na vida e na sua vocação sacerdotal. Sobre a obra, D. Jorge Ortiga disse que se trata de uma «biografia muito bem feita», que apresenta uma «leitura agradável e não cansativa», já que utiliza uma «linguagem jornalística» condizente com a carreira profissional da autora.

Sobre o cardeal, D. Jorge Ortiga disse que se apercebe na sua biografia tratar-se de alguém que se «coloca nas mãos de Deus e se deixa conduzir», assumindo sempre o lema de «simples servo da Igreja para toda a vida». Quanto ao seu trabalho como Núncio Apostólico, o Arcebispo de Braga refere que esse é um serviço à Igreja que «tem muito trabalho escondido, discreto» e que isso mesmo se pode constatar na leitura do livro, concretamente nos processos de organização das nomeações dos bispos e na procura de meios financeiros para suprir as necessidades das comunidades locais.

Da leitura que fez à biografia, D. Jorge Ortiga salientou três outros pormenores em D. Manuel Monteiro de Castro: a vida espiritual, mesmo com uma vida repleta de ocupações; o contacto com os bispos (e falou da dificuldade sentida no Vietname); e o empenho na renovação da Igreja. Na sua intervenção, o arcebispo recordou a passagem de D. Manuel Monteiro de Castro por El Salvador, onde na sua missão pela paz conseguiu reconciliar o país, o que o levou a ser apelidado de «obreiro e soldado da paz». Por último, D. Jorge Ortiga destacou o facto de o visado pela obra que era lançada «sendo peregrino do mundo não se esqueceu nunca da sua ligação à Arquidiocese de Braga».

 

[Notícia publicada no Jornal do Diário do Minho a 28 de Março de 2018]

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190