Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com DAPS | 26 Abr 2018
Pastoral da Saúde quer despertar esperança no luto
Departamento lançou às paróquias e movimentos eclesiais da Arquidiocese novo desafio.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

De forma a concretizar o plano pastoral arquidiocesano, o Departamento da Pastoral da Saúde (DAPS) lançou às paróquias e movimentos eclesiais o desafio da formação na área de acompanhamento pastoral a pessoas em luto.

"Poderá a dor pela morte de um animal de estimação ser mais forte que a dor pela morte de um familiar? Só há luto quando há morte? Afinal, o que é o luto? Fazer o luto é esquecer? Em todas as circunstâncias “com o tempo passa”? Perder o emprego ao seu cargo num movimento eclesial exige um luto? Sentir-se zangado e abandonado por Deus é normal? Sentir culpa é normal? Vestir de preto é útil para o luto? Porque se abandona a “Igreja” mas não os cemitérios nem as intenções de missa? A esperança cristã só serve para o além?". Estas e outras perguntas poderão ser respondidas em diferentes contextos de formação, adiantou o DAPS.

O Departamento explicou ainda que o objectivo não passa pela criação de novos grupos, mas sim por diversificar a formação nos já existentes.

O processo de luto saudável ou doentio, estratégias individuais e comunitárias, ritualidades e religião e a liturgia cristã exequial são alguns dos temas propostos pela equipa.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Luto  •  Esperança  •  Pastoral da Saúde  •  Formação  •  Arquidiocese
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190