Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | Fotografias: DACS | 26 Jun 2018
Clericus Cup é "oportunidade para reflectir" sobre o desporto
Na conferência estiveram presentes D. Jorge Ortiga, João Rodrigues – vereador da Câmara de Braga – e Jorge Brás – seleccionador nacional de futsal.

Está lançada a edição de 2018 da Clericus Cup. A 13ª edição do torneio de futebol de salão do clero, apresentada ontem à noite no Espaço Vita, decorre em Braga entre os dias 2 a 4 de Julho e, sendo organizada pela equipa de futsal da Arquidiocese de Braga, insere-se no programa da Cidade Europeia do Desporto de 2018.

“A Igreja também tem que entrar em jogo nesta iniciativa,” afirmou o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, um dos oradores convidados desta conferência de apresentação, referindo que a Clericus Cup é uma “oportunidade que nos é dada para reflectir sobre o verdadeiro sentido do desporto”.

Questionado pelo moderador Ricardo Vasconcelos sobre se é altura de existir uma “Pastoral do Desporto”, D. Jorge Ortiga respondeu afirmativamente, revelando que está a preparar uma carta pastoral sobre o desporto e que a pretende publicar no dia 18 de Julho, “dia de D. Bartolomeu dos Mártires”. O Arcebispo Primaz descreveu esse futuro documento como uma tentativa de “dar um contributo positivo”, já que “nada daquilo que é humano é estranho à Igreja”.

D. Jorge referiu de seguida quatro vertentes nas quais se devem seguir algumas regras para manter a virtude do desporto: os dirigentes devem “servir o desporto e não servir-se do desporto”, sem promover hostilidades; os atletas “não deveriam esquecer que também são educadores” e, assim, dar o exemplo; o estádio, pavilhão ou ringue “devem ser entendidos como um espaço familiar, não como uma arena de combate”; e a comunicação social “não pode pura e simplesmente orientar-se pela lógica das audiências, descendo diversas vezes a níveis inflamatórios”.

O programa da XIII Clericus Cup, apresentado no final da conferência, conta com uma Eucaristia na Capela Imaculada do Seminário Maior no primeiro dia e um momento de oração pelas vocações no dia seguinte. Para além disso, os participantes do torneio irão realizar o recém-inaugurado Roteiro dos Quatro Santos Arcebispos e visitar a academia e estádio do Sporting Clube de Braga. Os jogos decorrem sempre durante a tarde à excepção da final, que tem lugar no dia 4 de Julho, pelas 21 horas.

Também presentes no painel estiveram João Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga,  e Jorge Brás, seleccionador nacional de futsal.

Em representação de Ricardo Rio – ausente por motivos de doença –, João Rodrigues sublinhou a “obrigação” das autarquias em permitir o acesso ao desporto e prometeu o apoio do município na organização da Clericus Cup. Jorge Brás sublinhou a importância da resiliência perante as adversidades para continuar a percorrer o caminho em direcção aos objectivos e não se colocar tudo em causa, pois “a forma como vivemos o dia-a-dia é fundamental para o sucesso.”

A sessão foi pontuada por alguns momentos musicais do padre Sandro Vasconcelos, acompanhado por Abel Gonçalves e Vítor Mesquita. O pároco é um dos 18 sacerdotes e diáconos que compõem a equipa da Arquidiocese de Braga para este campeonato de futsal, orientada pelo técnico Adelino.

Palavras-Chave:
Clericus Cup  •  Desporto  •  Futsal