Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência ECCLESIA | 3 Out 2018
Sínodo 2018. Papa lança Igreja ao encontro dos jovens
Abertura do Sínodo dos Bispos sobre os jovens deu-se com uma missa na Praça de São Pedro.
  © Vatican News

O Papa defendeu hoje no Vaticano a necessidade de uma Igreja Católica capaz de falar aos jovens, sem barreiras nem preconceitos, dando início a uma assembleia do Sínodo dos Bispos dedicada às novas gerações.

“Começamos um novo encontro eclesial capaz de ampliar horizontes, dilatar o coração e transformar as estruturas que hoje nos paralisam, separam e afastam dos jovens, deixando-os expostos às intempéries e órfãos duma comunidade de fé que os apoie, dum horizonte de sentido e de vida”, declarou, na homilia da Missa a que presidiu na Praça de São Pedro, perante milhares de pessoas.

A 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», decorre de hoje a 28 de outubro. A sua preparação foi fortemente marcada por novidades como o inquérito online ou a reunião pré-sinodal, cujo documento final faz parte dos documentos de trabalho do Sínodo.

Francisco desejou que “a riqueza e beleza do Evangelho seja fonte de constante alegria e novidade”. “Sabemos que os nossos jovens serão capazes de profecia e visão, na medida em que nós, adultos ou já idosos, formos capazes de sonhar e assim contagiar e partilhar os sonhos e as esperanças que trazemos no coração”, observou.

O Papa pediu para todos “o dom da escuta sincera, orante e, o mais possível, livre de preconceitos”, para evitar a tentação de “cair em posições moralistas ou elitistas”.

A homilia citou a mensagem do Concílio Vaticano II aos jovens: “É em nome deste Deus e de seu Filho Jesus que vos exortamos a alargar os vossos corações a todo o mundo, a escutar o apelo dos vossos irmãos e a pôr corajosamente ao seu serviço as vossas energias juvenis”.

A assembleia sinodal conta pela primeira vez com a presença de dois bispos católicos da China, após o acordo provisório entre a Santa Sé e Pequim que visa regularizar a situação da comunidade eclesial no país asiático.

Palavras-Chave:
Sínodo  •  Jovens  •  Papa Francisco