Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 9 Nov 2018
Arcebispo celebra 100 anos do armistício da Primeira Guerra Mundial
As celebrações iniciam às 10 horas na Igreja Paroquial de Brufe.

D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, vai marcar este Domingo, dia 11, o centenário da assinatura do armísticio da Primeira Guerra Mundial. As cerimónias decorrem em Vila Nova de Famalicão, na paróquia de São Martinho de Brufe.

As celebrações iniciam às 10 horas na Igreja Paroquial de Brufe com uma eucaristia presidida por D. Jorge Ortiga. De seguida, às 11 horas, tem lugar uma homenagem no mural dos soldados junto à igreja.

Estarão presentes, para além das autoridades civis, a Escola dos Serviços do Exército – que está sediada na Póvoa de Varzim – e o Regimento de Cavalaria n.º 6, de Braga.

O armistício da Primeira Guerra Mundial foi celebrado na cidade de Compiègne, na França, entre os países da Entente (Aliados) – nos quais se contava Portugal – e a Alemanha e entrou em efeito "na décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês" de 1918. A paz só foi formalizada, no entanto, com a assinatura do Tratado de Versalhes, em Junho de 1919.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva