Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 26 Nov 2018
MECs oferecem 96 cibórios a Santa Cecília de Ocua
Os 96 novos cibórios – um por cada comunidade – vão servir todas as comunidades da paróquia de Santa Cecília de Ocua.
  © CMAB

Os 142 novos Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC) da Arquidiocese de Braga ofereceram 96 cibórios – recipientes para transporte e conservação das hóstias – à paróquia de Santa Cecília de Ocua, em Pemba, Moçambique. O desafio foi lançado pelo Centro Missionário Arquidiocesano, pela Equipa Missionária que está em Pemba e pelo Departamento Arquidiocesano de Pastoral Litúrgica, reforçando o abrir de horizontes do ano missionário nacional.

De acordo com o CMAB, tornar possível a compra destes 96 cibórios em pau preto, madeira local de Moçambique, trabalhada por artesãos moçambicanos, foi "um gesto de comunhão", permitindo dignificar "o sacramento que transportam e aqueles que são transportados por este sacramento".

Santa Cecília de Ocua tem 96 comunidades cristãs, dispersas por cerca de 115 km e, desde 2016, está confiada a uma equipa missionária da Arquidiocese de Braga. Ao Domingo, cada Comunidade organiza uma celebração da Palavra, orientada pelo animador da Palavra ou pelo animador da comunidade, visto que na melhor das hipóteses podem participar na Eucaristia uma vez por ano.

No entanto, sempre que possível, enviam o seu Ministro Extraordinário da Eucaristia (por vezes fazendo muitos quilómetros de bicicleta) para buscar as hóstias consagradas à sede da paróquia. Chegam habitualmente trazendo caixas de manteiga ou de medicamentos dentro de uma sacola de pano, servindo-se delas como cibório. Regressando às suas comunidades, colocam esse cibório no sacrário da Capela, feita de barro e cana de bambu.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva