Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 30 Jan 2019
Obrigatório ler: "Celebrações da Semana Santa"
Secretariado Nacional de Liturgia publicou separata a pedido de vários membros do clero.

O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) publicou este mês a separata do Missal Romano "Celebrações da Semana Santa" com todos os textos desde a celebração do Domingo de Ramos até à Missa do Dia de Páscoa.

D. José Manuel Garcia Cordeiro, Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade de Portugal (que dirige o SNL) explicou que a edição pretende proporcionar aos presidentes das celebrações um melhor acesso aos textos litúrgicos nos dias mais solenes do ano litúrgico. A separata inclui os textos do Ordinário da Missa, as orações, as rubricas, a oração universal e a música.

"Efectivamente, a celebração do mistério pascal de Cristo, na sua totalidade, constitui o momento privilegiado do culto cristão, não só no seu desenvolvimento anual, mas quotidiano e semanal. O mistério pascal de Cristo é o princípio basilar de toda a reforma litúrgica. A Liturgia da Igreja convida-nos, portanto, a celebrar, na alegria do coração, o perene Aleluia em Cristo, a nossa Páscoa e a nossa Paz", sublinhou.

O também Bispo da Diocese de Bragança-Miranda explicou ainda, de forma breve, o significado do Tríduo Pascal e as celebrações que envolvem toda a Semana Santa.

A edição pode ser adquirida aqui.

Palavras-Chave:
Liturgia  •  SNL  •  Páscoa  •  D. José Cordeiro  •  Semana Santa  •  Livro