Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Rede Mundial de Oração do Papa | 19 Fev 2019
175 anos. Apostolado de Oração encerra celebrações em Outubro
No dia 20 de Outubro, Dia Mundial das Missões, tem lugar a Peregrinação Nacional Comemorativa dos 175 anos do AO e a Peregrinação Nacional de encerramento do Ano Missionário ao Santuário de Fátima.

Estão abertas as inscrições para o colóquio sobre o Coração de Jesus, que se realiza no dia 19 de Outubro, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, no âmbito das Comemorações dos 175 anos do Apostolado da Oração (AO). A participação no colóquio é sujeita a inscrição prévia através do site www.175anosao.com.

As iniciativas são organizadas conjuntamente pela Conferência Episcopal PortuguesaRede Mundial de Oração do Papa - Portugal (Apostolado da Oração) e Santuário de Fátima.

programa do Colóquio sobre o Coração de Jesus prevê intervenções de D. José Ornelas, bispo de Setúbal e antigo Superior-Geral da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus; P. Manuel Morujão, sj, superior da Comunidade da Faculdade de Filosofia e do Apostolado da Oração, em Braga; P. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima; Sérgio Filipe Ribeiro Pinto, professor da Universidade Católica Portuguesa, e P. José Frazão, sj, Provincial da Companhia de Jesus em Portugal. Os trabalhos terminam com a celebração de uma Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade. À noite, tem lugar a recitação do Terço, na Capelinha das Aparições, seguida de uma vigília de adoração, na Basílica do Rosário.

O colóquio e peregrinação destinam-se a membros do Apostolado da Oração; sacerdotes, diáconos, seminaristas e agentes pastorais; Congregações religiosas e Institutos de vida consagrada que vivem a espiritualidade do Coração de Jesus; a todos os interessados em conhecer e aprofundar a espiritualidade do Coração de Jesus; Congregações religiosas ad gentes e movimentos apostólicos a elas associados e a todas as Dioceses empenhadas na dinamização do Ano Missionário, convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

As comemorações dos 175 anos do AO iniciaram-se em outubro de 2018, com um conjunto de Encontros de Formação para Responsáveis do Apostolado da Oração e de Retiros em Silêncio, centrados na espiritualidade do Coração de Jesus.

Um dos pontos altos das comemorações é a peregrinação internacional a Roma, de 26 a 30 de junho de 2019, que inclui uma audiência com o Papa Francisco.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva