Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Diário do Minho | 3 Jul 2019
Pároco de S. Tiago de Antas celebra 25 anos de sacerdócio
Celebração acontece nos dias 13 e 14 de Julho.

A paróquia de S. Tiago de Antas, de Famalicão, celebra os 25 anos de sacerdócio do seu pároco, padre José Domingos Fernandes Oliveira, missionário comboniano. A efeméride será assinalada no sábado dia 13 de julho na missa das 19h00; e no domingo dia 14, na missa das 10h30.

Numa nota de imprensa enviada ao Diário do Minho, pelo Conselho Económico Paroquial de S. Tiago das  Antas, este organismo explica que está a preparar esta celebração que dá a conhecer o testemunho do padre José Domingos, apresentada aos paroquianos no passado domingo e enquadrada na celebração no Ano Missionário: «na quinta-feira Santa, na Sé de Braga, o Arcebispo perguntou a todos os sacerdotes presentes: «Quereis renovar as promessas que fizestes no dia da vossa ordenação diante do vosso bispo e do povo santo de Deus?», revelou o sacerdote, antes de avançar para um testemunho pessoal.

«Tinham passado quase 25 anos da minha ordenação. O mundo mudou bastante neste quarto de século. Eu também mudei. Que havia eu de responder àquela pergunta? Respondi: "Sim, quero". Quero porque o chamamento de Deus, esse não mudou. Quero porque a missão para a qual ele me chamou, essa ainda não terminou. Renovo as promessas do dia da minha ordenação com gratidão pelo caminho feito até agora», disse, prosseguindo.

Ordenação a 10/07/94 na Sé do Porto

«O caminho feito antes e o caminho feito depois do dia 10 de julho de 1994, quando fui ordenado presbítero na Sé do Porto. O dia 10 de julho de 2019 não será essencialmente diferente do dia anterior ou do dia seguinte. Mas é um símbolo que recolhe em si todos esses outros dias de caminho já feito e de caminho ainda por fazer», considera o sacerdote comboniano, antes de avançar para mais uma lembrança.

«Recordo com gratidão a minha família e a paróquia onde nasci e cresci e que me transmitiram o dom da fé. Recordo a intensidade do modo como senti Deus presente e vivo durante a minha adolescência e que me conduziu à tomada de consciência de que Deus me chamava a ser sacerdote e missionário», reafirmou convictamente.

Ainda no âmbito das recordações o sacerdote diz recordar o percurso longo de formação, iniciado em Famalicão em 1982, passando por Coimbra, Santarém, Londres e terminando no Uganda, onde fui ordenado diácono em 1993 debaixo de umas enormes árvores centenárias que já ali estavam antes de lá haver o primeiro cristão. «Louvo a Deus pelos anos que passaram e olho com tranquilidade para os anos que virão. Desde a minha juventude que as palavras do salmo 131 me tocaram e exprimem o modo como o olho o presente e o futuro: "Não corro atrás de grandezas ou de coisas superiores a mim. Pelo contrário, estou sossegado e tranquilo, como criança saciada ao colo da mãe." (Salmo 131, 1-2».

O padre José Oliveira diz-se «motivado» a continuar as palavras do Bom Pastor que ressoam neste Ano Missionário: «tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também essas eu tenho de as conduzir…" (João 10,10). Aqui estou Senhor».

Inscrições até dia 8 para jantar/convívio

Entretanto, no âmbito das celebrações das bodas de prata, no sábado, dia 13, no final da eucaristia, haverá um jantar/convívio aberto a quem nele quiser participar, sendo necessário fazer a respetiva inscrição e pagamento, até ao dia 8 de julho. O que exceder reverterá a favor do pagamento da dívida contraída com a Igreja Nova.

Para qualquer dúvida, os  interessados podem contatar a organização pelo telefone 965 445 129.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social