Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 19 Jul 2019
Um livro para sermos “semeadores da alegria e da unidade”
Apresentação do livro recebeu várias dezenas de pessoas para congratular o Arcebispo de Braga.
  © DACS

O livro “Dom Jorge Ortiga. Semeador da Alegria e da Unidade” foi ontem apresentado na Sé Catedral de Braga. O lançamento abriu a comemoração dos 20 anos de D. Jorge Ortiga à frente da Arquidiocese de Braga, que continuou, depois, com a eucaristia de Acção de Graças.

Composto por uma entrevista do jornalista Ricardo Perna e por fotos da vida do Arcebispo Primaz, a obra conta também com testemunhos dos bispos auxiliares que passaram por Braga durante as últimas duas décadas.

Na apresentação do livro estiveram presentes o bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, o autor do livro, Ricardo Perna e o director da Paulus Editora, o Pe. José Carlos Nunes. A moderação ficou a cargo do Cónego João Aguiar.

A minha missão é esta: semear

D. Jorge Ortiga agradeceu a todos os envolvidos na elaboração e publicação do livro e mostrou apreço pela escolha do título. “Eu entendo que a minha missão é esta: semear. Sem estar à espera dos frutos. Semear sempre a palavra de Deus, que á a alegria da vida e que é, ao mesmo tempo, este fruto grande da unidade entre todos”, disse.

O prelado afirmou também que gostaria “que Deus me concedesse mais alguns anos para continuar a compor este hino à alegria e à unidade”, e pediu que o livro e a sua mensagem consigam entusiasmar as pessoas a ver nele “uma proposta” para sermos “semeadores da alegria da unidade” – algo com potencial para “mudar o mundo”.

O bispo auxiliar, D. Nuno Almeida, declarou que D. Jorge Ortiga “convoca-nos sempre para um renovado empenho por comunidades mais fraternas e unidas, mais responsáveis e orgânicas, mais abertas e missionárias e a procurarmos sempre juntos caminhos pastorais mais fecundos e semeadores de esperança”.

D. Nuno Almeida destacou também as semelhanças entre o “novo modo de se fazer pastoral” do Arcebispo de Braga e do Papa Francisco, um modo “muito mais feliz, comunitário, sinodal e mis-sionário”, e afirmou que é com esse “projecto de vida feliz” que D. Jorge Ortiga aponta “os caminhos da missão” e procura contribuir na resolução dos problemas das pessoas e famílias nos dias de hoje.

D. Nuno contou depois que esteve presente na ordenação episcopal de D. Jorge Ortiga, afirmando que “não poderia imaginar que, passados tantos anos, viveria na mesma casa e parti- lharia um projecto pastoral”. Fazendo uma retrospectiva dos últimos três anos, o bispo auxiliar de Braga disse que têm vivido “em comunhão efectiva e afectiva”. “A partir das diferenças tem prevalecido sempre a unidade e a comunhão”.

Ricardo Perna – o jornalista autor do livro – agradeceu a disponibilidade do Arcebispo de Braga para a entrevista e as respostas sinceras que deu e declarou o livro “um trabalho de equipa”. “Não consigo ver isto como um projecto apenas meu”, disse.

O director da editora Paulus, o Pe. José Carlos Nunes, explicou que o livro se integra numa colecção cuja intenção é “dar a conhecer personalidades nacionais e internacionais que possam ter uma mensagem a transmitir à sociedade”, manifestando ainda o orgulho por poder incluir esta obra nessa colecção.

No lançamento – que teve lugar na sacristia da Sé de Braga – marcaram presença várias entidades da cidade, assim como a família de D. Jorge Ortiga. Dezenas de pessoas quiseram também congratular D. Jorge Ortiga pelos 20 anos como Arcebispo em Braga, procurando depois um autógrafo no seu exemplar do livro.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva