Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 10 Dez 2019
Menino Jesus e pais separados em jaulas
Presépio singular é da Igreja Metodista de Claremont, em Los Angeles.
  © Karen Clark Ristine

Não é uma brincadeira: nos Estados Unidos foi apresentado um presépio em que Maria, José e o Menino Jesus estão presos em diferentes jaulas. A mensagem é clara, de protesto pelas famílias de migrantes divididas depois de serem presas na fronteira com os Estados Unidos.

“Para nós, a Sagrada Família representa, em certo sentido, muitas famílias sem nome", explicou a reverenda Karen Clark Ristine, Pastora da igreja de Claremont, na publicação no Facebook que, entretanto, já se tornou viral.

Apesar de existir quem tenha ficado ofendido e acusado a Igreja de querer “politizar o Berço”, a maior parte das reacções à publicação foi em tom positivo, juntando-se um coro de protestos contra as políticas do governo Trump.

"Ouvimos o sofrimento deles e vimos como essas pessoas que requereram asilo foram aceites e tratadas. Queremos que a Sagrada Família represente essas pessoas sem nome porque elas também eram refugiadas”, continuou a Pastora Karen, que está à frente da Igreja desde Julho passado.

Esta já não é a primeira vez que esta comunidade de cerca de 300 fiéis usa a Natividade para chamar à atenção problemas sociais: no ano anterior foi inspirada pelos sem-abrigo.

Desde Domingo que a publicação foi partilhada mais de vinte mil vezes e tem mais de treze mil comentários.

Palavras-Chave:
Igreja Metodista  •  Presépio  •  Trump  •  Migrantes  •  Natal  •  Protesto