Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Vatican News/Agência Ecclesia | 3 Jan 2020
Papa reforça oposição a projectos de legalização da eutanásia
Francisco assume que, em certos casos, a objecção de consciência pode ser uma “opção necessária” para os católicos que trabalham na área da saúde.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Photo by Marcelo Leal on Unsplash

O Papa reforçou hoje a sua oposição a projectos de legalização da eutanásia na mensagem para Dia Mundial do Doente de 2020, publicada pelo Vaticano.

Dirigindo-se aos profissionais de saúde, Francisco pede que a sua acção procure “constantemente a dignidade e a vida da pessoa, sem qualquer cedência a actos de natureza eutanásica, de suicídio assistido ou supressão da vida, nem sequer se for irreversível o estado da doença”.

No texto, o sumo pontífice refere que, em certos casos, a objecção de consciência pode ser uma “opção necessária” para os católicos que trabalham neste campo.

“A vida há de ser acolhida, tutelada, respeitada e servida desde o seu início até à morte: exigem-no simultaneamente tanto a razão como a fé em Deus, autor da vida. Em certos casos, a objecção de consciência deverá tornar-se a vossa opção necessária, para permanecerdes coerentes com este ‘sim’ à vida e à pessoa”, sustenta o pontífice.

O Papa pede que, no centro de qualquer intervenção, esteja sempre o substantivo “pessoa” antes do adjectivo “doente”, com abertura à “dimensão transcendente”: “Lembremo-nos de que a vida é sacra e pertence a Deus, sendo por conseguinte inviolável”, escreve.

No Dia Mundial do Doente deste ano, que a Igreja Católica celebra anualmente na festa litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes, Francisco quer recordar as pessoas que, em todo o mundo, estão “sem possibilidade de acesso aos cuidados médicos, porque vivem na pobreza”.

O Papa deseja que a Igreja Católica esteja junto das “formas graves de sofrimento”, colmatando o que denomina como “carência de humanidade”, para que todas pessoas doentes possam encontrar ajuda.

“À Virgem Maria, Saúde dos Enfermos, confio todas as pessoas que carregam o fardo da doença, juntamente com os seus familiares, bem como todos os profissionais da saúde”, conclui.

A 16 e 17 de Março, a Academia Pontifícia para a Vida (APV), organismo da Santa Sé, vai promover em Portugal as Jornadas de Cuidados Paliativos, com o lançamento da versão portuguesa do ‘Livro Branco para a Promoção e Disseminação de Cuidados Paliativos no mundo’, preparado por um grupo internacional de especialistas.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190