Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Departamento das Vocações | 5 Nov 2005
Semana dos Seminários
6 a 13 de Novembro «Não tenhais medo de vos dar a Cristo! Ele não tira nada, dá tudo». «Eu gostaria com grande força e convicção, partindo da experiência de uma longa vida pessoal, de vos dizer hoje, queridos jovens: não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri de par em par as portas a Cristo e encontrareis a vida verdadeira». (Homilia da Missa pelo início do Ministério de Sumo Pontífice Bento XVI) Da qualidade do testemunho pessoal de Bento XVI, um testemunho com selo de autenticidade, retiramos o tema para motivar esta "Semana dos Seminários": Não tenhais medo de vos dar a Cristo! Ele não tira nada, dá tudo. Esta semana chama a atenção para um elemento vital da Igreja: o ministério presbiteral, e ao mesmo tempo, para o Seminário, instituição que, em cada Diocese, existe para preparar os seus futuros sacerdotes. Por isso, é uma iniciativa eclesial que é preciso cuidar e desenvolver pastoralmente com dedicação. Tem como principais objectivos: 1. Aproximar o Seminário Diocesano (Maior, Menor e Pré¬-Seminário) das Comunidades Cristãs, de maneira que se conheça melhor e se valorize a sua importância para a vida cristã e o futuro da Diocese. 2. Apresentar explicitamente e de modo nobre e vivo a vocação presbiteral e a tarefa do sacerdote como eclesial e socialmente valiosa. 3. Motivar os sacerdotes e demais responsáveis de pastoral, educadores, catequistas, etc., e as escolas com os seus professores para que criem nos jovens, que possam ser chamados, sensibilidade pelo ministério presbiteral e convidem, um a um, em nome de Jesus e da Comunidade, a considerar com verdade a possibilidade deste serviço. 4. Estimular em toda a comunidade cristã a oração pelas vocações sacerdotais, como o Senhor nos mandou, e ensinar os adolescentes e jovens a orar, como condição e clima necessário para poderem escutar o chamamento de Jesus Cristo a segui-LO. 5. Acolher cordialmente os seminaristas, mostrar-lhes a esperança depositada neles, orar pela sua perseverança. 6. Apoiar economicamente o Seminário, para que este tenha os meios suficientes e possa oferecer, aos futuros sacerdotes, uma boa preparação. E para que ninguém se sinta excluído do Seminário por razões financeiras. Para melhor se viver e celebrar esta semana, o Departamento diocesano das vocações coloca à disposição de todas as comunidades uma pagela com a oração pelos seminários, um cartaz e um guião litúrgico com propostas de oração dos fiéis adaptadas para a semana dos seminários e monições e introduções para cada um dos Domingos que marcam o início e fim da semana de oração pelos seminários.
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva