Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com LUSA/Agência ECCLESIA | 3 Mar 2020
Conferência Episcopal recomenda comunhão na mão e omissão do gesto da paz
“Medidas de prudência” incluem também não usar a água das pias de água benta.
  © Shutterstock

Os bispos portugueses recomendaram esta segunda-feira que, face ao surto de COVID-19, os fiéis recebam a comunhão na mão e que se omita, enquanto continuar a situação de risco, o gesto da paz nas eucaristias.

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou à serenidade e ao incremento da prevenção nos cuidados de higiene, defendendo que sejam seguidas estritamente as indicações e normas da Direcção-Geral da Saúde.

Como em situações semelhantes e em sintonia com outras conferências episcopais e dioceses, e para evitar situações de risco, recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a comunhão na mão, a comunhão por intinção [molhar a hóstia no vinho consagrado] dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta.

O surto de COVID-19, detectado no final de Dezembro, na China, e que pode causar infecções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3 mil mortos e infectou quase 90 mil pessoas em 67 países, incluindo duas em Portugal.

Das pessoas infectadas, cerca de 45 mil recuperaram.

A Direcção-Geral da Saúde tem disponível uma página de informação sobre o surto de COVID-19, na qual é possível encontrar explicações sobre a doença, o vírus que a causa, os sintomas e a situação actual.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social